Capital promove mutirão de serviços para pessoas com deficiência na Zona Leste

CEU Barro Branco, em Cidade Tiradentes, sediou neste sábado (6) a 6ª edição do Inclui Sampa nos Bairros com atendimento nas áreas da habitação, saúde e trabalho, entre outras

A Prefeitura realizou neste sábado (06) a 6ª edição do Inclui Sampa nos Bairros no CEU Barro Branco, em Cidade Tiradentes, na zona Leste. A ação foi coordenada por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)

Ação permanente da pasta, em parceria com as demais secretarias da Administração Municipal, o Inclui Sampa nos Bairros tem o objetivo de oferecer serviços nas áreas da habitação, saúde e trabalho, entre outros, para os munícipes com deficiência.

“Esta é a 6ª edição do Inclui Sampa, que desta vez realizamos em Cidade Tiradentes. Reunimos todas as secretarias para tratar de assuntos das pessoas com deficiência, com serviços de saúde, entrega de currículos e encaminhamento para vagas de trabalho e cartão de transporte, entre outros serviços. As entidades da região também participam e, assim, promovemos a ação de conscientização da importância desse tema”, declarou o prefeito Ricardo Nunes.

Dois serviços da SMPED estiveram presentes no evento. Um deles foi a Paraoficina Móvel, uma van na qual são feitas manutenções e reparos gratuitos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como muletas, bengalas e andadores. Depois de uma avaliação inicial, os técnicos executam limpeza e reparos simples nos equipamentos, caso haja material disponível. O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência, da Saúde e da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

“Todos os reparos são feitos gratuitamente, para que as pessoas possam ter seus equipamentos em ordem”, explicou Nunes.

Lá também foi possível fazer a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que tem a finalidade de auxiliar na identificação do indivíduo diagnosticado com TEA e, assim, agilizar ou priorizar seu atendimento em serviços públicos e privados. O serviço prescreve requisitos e documentos necessários para a emissão da carteira, listados mais abaixo.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Sílvia Grecco, destacou a importância do trabalho da Administração Municipal.

“É essencial levar todos os serviços da Prefeitura as regiões periféricas, mostrando que a cidade de São Paulo é a capital brasileira da inclusão. Estamos trabalhando muito para isso”.

Multivacinação

Durante o evento as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram multivacinação, auricoloterapia, testagem em IST, distribuição de materiais e informações sobre primeiros socorros, entre outras ações.

Luana de Souza Peixoto, de 42 anos, trabalhadora do Programa Operação Trabalho (POT), foi até o CEU Barro Branco e fez aurícoloterapia. “Tenho problemas com o nervo ciático e , assim que a atendente pegou o ponto que tem ligação com ele senti alivio nas costas. Foi ótimo!”

Orientação e recebimento de documentos para a solicitação do Bilhete Único para pessoa com Deficiência e Atende+ foram oferecidos pela Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e SPTrans.

Para a dona de casa Andreia de Paula, de 55 anos, o Inclui Sampa foi sinônimo de otimização de tempo. “Vim fazer RG, fiz inscrição para casa própria e, agora, estou indo arrumar minha cadeira de rodas. É uma bênção esse trabalho”.

Edições anteriores

O Inclui Sampa nos Bairros já percorreu as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, levando praticidade nos serviços que a Prefeitura oferece para a população com deficiência. As edições somam, juntas, mais de 10 mil atendimentos, e quase 8 mil pessoas já passaram por elas.

Confira as fotos.