Desfile das Campeãs contará com recursos de acessibilidade para pessoas cegas e surdas

Projeto ''Carnaval Inclusivo'' traz audiodescrição e Libras no próximo sábado, 17

 

Após o grande sucesso dos recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras, disponibilizados nos desfiles do Grupo Especial e Grupo de Acesso I, no último fim de semana no sambódromo do Anhembi, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) segue a parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liga-SP) e a São Paulo Turismo (SPTuris) para promover a inclusão também no Desfile das Campeãs do Carnaval de São Paulo 2024 neste sábado, 16, a partir das 20h00.

 

Com o objetivo de acessibilizar o evento para pessoas cegas e com deficiência visual a um maior público possível, a transmissão da audiodescrição acontece ao vivo pelo canal do Youtube da SMPED.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que fornece detalhes sobre imagens, expressões faciais, figurinos, cenários e qualquer informação visual que compunham o contexto a ser descrito. Os audiodescritores realizam o serviço em uma cabine construída em um espaço privilegiado no Sambódromo. Dessa forma, eles assistem aos desfiles a fim de descrever o que é visto e assim transformar o visual em verbal para pessoas cegas e com deficiência visual.

Antes dos desfiles, o audiodescritor realiza uma pesquisa e recebe um material, de cada escola de samba, com detalhes do que será apresentado na avenida, assim ele tem condições de enriquecer a descrição com a história da escola, dos sambas-enredo e demais informações sobre o que será apresentado, no Anhembi.

Outro recurso oferecido no Carnaval é o “Samba com as Mãos”, projeto que disponibiliza vídeos com a tradução em Libras dos sambas-enredo do Grupo Especial e Grupo de Acesso I das escolas de São Paulo. Seu objetivo é incluir pessoas surdas e com deficiência auditiva. 

Além disso, intérpretes de Libras estarão presentes nos carros de som, ao lado da ala musical das escolas de samba durante todo desfile. Todas ações são fruto do projeto denominado ''Carnaval Inclusivo.''

Confira, abaixo, a ordem do Desfile das Campeãs, segundo a Liga-SP:

  • 20h00 - Unidos de São Lucas
  • 20h45 - X-9 Paulistana
  • 21h30 - Colorado do Brás
  • 22h25 - Estrela do Terceiro Milênio
  • 23h20 - Mancha Verde
  • 00h20 - Dragões da Real
  • 01h20 - Mocidade Alegre
  • 02h20 - Acadêmicos do Tatuapé
  • 03h20 - Gaviões da Fiel