SMPED entrega equipamentos de reabilitação para CER Interlagos

O equipamento público atenderá cerca de 1 mil pacientes por mês; unidade realiza reabilitação multiprofissional e integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, entregou nesta manhã de hoje (12) equipamentos para auxiliar na reabilitação motora e cognitiva de pacientes com deficiência, no CER Interlagos. Localizado na avenida do Rio Bonito, 3.100 (5.606 para localização em mapas e aplicativos de transporte), o equipamento vai atender cerca de 1 mil pacientes por mês, além de 80 do programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD).

Entre os equipamentos estão o Nirvana, dispositivo de alta tecnologia que possibilita a reabilitação através de atividades por realidade virtual e a Sala de Integração Sensorial, espaço destinado à reabilitação de pessoas com deficiência intelectual. Os equipamentos entregues para compor a sala foram: estimulador sensorial, cavalo suspenso, bola suíça com textura, skate, trapézio, piscina de bolinhas, rede, pneu balão, colchonete/tatame, plataforma móvel, rampa de equilíbrio, conjuntos de bancos e mosquetões.

O CER III Interlagos integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e realiza reabilitação multiprofissional nas especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia a pacientes com deficiência física, auditiva e intelectual. No local, também serão dispensadas órteses, próteses e outros meios de locomoção, como cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, palmilhas, além da realização de exames para identificação de deficiência auditiva.
A estrutura física conta com ginásio de fisioterapia/cinesioterapia adulto e infantil, sala de reabilitação virtual (Nirvana), salas de grupo, sala de estimulação sensorial, sala de audiometria, consultórios, entre outros.

O cuidado para cada paciente tem como base o conceito de projeto terapêutico singular (PTS), desenvolvido pelas equipes interdisciplinares. Os encaminhamentos ao CER ocorrem conforme a necessidade de cada caso e são feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para o atendimento à população.

O equipamento compõe a rede de equipamentos da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Capela do Socorro, que conta com 25 UBSs, três Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), um Ambulatório de Especialidade (AE), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Hospital Municipal e cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além de mais um CER, o Dr. Milton Aldred. A zona sul conta agora, ao todo, com sete Centros Especializados em Reabilitação.