Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência lança edital para oficinas livres para pessoas com deficiência

Inscrições abertas até dezembro de 2024 e a seleção dos aprovados ocorrerá mês a mês

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) abriu neste sábado, 9, as inscrições para credenciamentos de projetos de artistas, produtores culturais e outros profissionais interessados em realizar, no município de São Paulo, oficinas livres para pessoas com deficiência em equipamentos públicos ou em instituições que atendam pessoas com deficiência.

Os projetos deverão se basear em atividades práticas e lúdicas que possibilitem a inclusão, reflexão, iniciação de prática artística, formação de grupos e socialização. Ainda, devem promover o aprendizado e o aprimoramento dos diversos métodos de produção, a atualização constante, o enriquecimento da experiência de vida e a formação em todas as linguagens, estando autorizada uma ampla criatividade nas propostas que serão enviadas.

As oficinas livres devem ser pensadas para atender às demandas e especificidades das pessoas com deficiência. É necessário que se leve em consideração, por exemplo, seus mais diferentes tipos e faixas etárias. Devem sinalizar que são encontros de duração e periodicidade variadas, além de que visam o intercâmbio de ideias, a demonstração de técnica e o aprimoramento de habilidades adquiridas e desenvolvidas junto ao oficineiro. Por fim, ele deve, obrigatoriamente, estar inscrito em uma das modalidades abaixo:

  • Modalidade Duração Modalidade I: Oficinas de Curta Duração - 1 mês a 4 meses de atividades.
  • Modalidade II: Oficinas Estendidas - 5 meses a 10 meses de atividades.

A duração das oficinas poderá ser adaptada, dentro dos períodos definidos por modalidade, conforme interesse da Administração Pública e, ainda, todas gratuitas e adaptáveis para espaços diversos. Poderão participar todos os profissionais das áreas artística, técnica e cultural maiores de 18 anos de idade e que apresentarem a documentação exigida, além de pessoas físicas ou Microempreendedores Individuais (MEI).

As inscrições poderão ser feitas até 08/12/2024 somente por meio eletrônico. Não serão realizadas inscrições após o decurso do prazo. Os projetos deverão ser submetidos através do link Inclui Sampa nas Artes. Não serão aceitas inscrições enviadas por e-mail.

Os eventuais recursos deverão obrigatoriamente ser dirigidos à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, através do e-mail: oficinassmped@prefeitura.sp.gov.br .

Acesse o documento completo.