Conhecer Para Incluir: SMPED realiza curso para estudantes dos Grêmios Estudantis

Ação aconteceu ontem (05) durante o 4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis promovido pela Educação

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou ontem (05) o Curso ‘’Conhecer Para Incluir’’ para estudantes dos Grêmios Estudantis durante o 4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis no Pro Magno, no bairro Jardim das Laranjeiras, localizado na zona Norte da capital.

O evento, que reuniu 3.100 pessoas entre estudantes e educadores das EMEFs, EMEFMs, EMEBSs e CIEJAs da Rede Municipal de São Paulo, teve o objetivo de proporcionar momentos de discussões sobre as questões e experiências vividas por eles no dia a dia da escola durante o ano letivo.

Além de também ter o intuito de promover a participação dos estudantes gremistas em discussões que contemplem as diversas temáticas vivenciadas por eles e toda a comunidade escolar, foram realizadas 8 oficinas, divididas em salas para grupos de 300 pessoas. O Conhecer Para Incluir foi a sétima oficina.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, esteve presente na cerimônia de abertura e explicou a importância da inclusão de pessoas com deficiência nos grêmios: “Acolham seus amigos com deficiência, façam amizade, convidem para ir à sua casa, convidem para uma festa. Nas festas do grêmio não basta chamar pro baile, tem que convidar para dançar! Vocês têm que dar oportunidade para esses seus amigos também participarem das atividades. Uma coisa é certa: os alunos com deficiência existem. Eles precisam ser amados, respeitados e incluídos e eu tenho certeza que essa galera de mais de 3 mil alunos que está aqui hoje vai sair daqui pensando: ‘eu, posso sim, acolher o meu amigo com deficiência, e vamos fazer a diferença na vida um do outro, e ter uma convivência muito legal, sadia e de respeito’.”

Já o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, atendeu a um pedido dos alunos do grêmio que possuíam interesse na temática da pessoa com deficiência: ‘’Eu conversei com os grêmios e eles pediram um diálogo para entender melhor como lidar com alunos com deficiência. Então, fui pedir para a minha amiga secretária Silvia Grecco. Hoje, uma das oficinas, vai ser exatamente sobre essa temática, justamente para potencializar ainda mais o trabalho de vocês.”

Neste ano, o Conhecer para Incluir formou mais de 1.000 pessoas e já percorreu diversas turmas como funcionários do Descomplica SP, Guarda Civil Metropolitana (GCM), servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), monitores do programa Jovem Monitor Cultural — da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), entre outros.

O “Conhecer Para Incluir” e o “Desenho Universal” são ministrados pelas assessoras técnicas Myrna Melo e Roberta Pontes. Já Sidney Tobias, consultor em acessibilidade e também assessor técnico, complementa o seminário com informações gerais do segmento da pessoa com deficiência.