Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo realizou a 2º edição da Festiva

Evento aconteceu, neste domingo, na zona oeste de SP, em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realizou neste domingo (03) a 2ª edição da ‘’Festiva – Festa Inclusiva’’, das 13h às 18h, no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento (Pelezão), localizado no Alto da Lapa, zona Oeste da capital.

O evento acontece em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12)e contou com aproximadamente 1.900 pessoas. Durante toda a festa foram distribuídos mais de 6.000 copos d’água e 3.000 picolés para que todos acompanhassem o evento com maior comodidade.

Quem abriu a programação da Festiva foi o vencedor do 1º Festival de Talentos para Pessoas com Deficiência da Cidade de São Paulo, Luan Richard. O festival, que aconteceu em setembro deste ano, foi promovido pela SMPED e teve o objetivo de descobrir novos artistas com deficiência.

O grande encerramento desta festa foi com um show eclético, animado, envolvente e divertido, o ‘’Baile do Abrava’’, comandado por Tiago Abravanel, que cantou nesta linda festa por 1h30. O cantor, conhecido por seu papel principal no musical teatral "Tim Maia", por suas participações em novelas e seriados da Rede Globo e, ainda, pelo programa que apresentou no SBT durante o ano de 2019, trouxe as músicas mais queridas do público — como ‘’Toda Forma de Amor’’, ‘’Cheia Manias’’, ‘’Eva’’, ‘’Não Quero Dinheiro’’, entre outras.

Durante a apresentação, Tiago interagiu com a plateia , brincou com os convidados e registrou todos os momentos com muito carinho para ninguém ficar parado nessa grande festa ao lado da sua Banda.

Já na área externa, a Paraoficina Móvel, uma van que conta com serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores, esteve presente durante todo o evento. O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED), Secretaria Municipal da Saúde e AACD.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) participou do evento com o ‘’Mexa-se’’, programa que conta com diversas opções para todas as idades, como, por exemplo, recreação, dança de ritmos e muito mais. A iniciativa retoma a vida social e enfatiza a importância de cuidar da saúde mental. As atividades eram disponíveis para todas as idades, gratuitamente e com acessibilidade.

Diversas instituições voltados para as pessoas com deficiência participaram

A 2ª Festiva – Festa Inclusiva conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), CET, SPTrans – Atende, Turn On The Light e é organizada pela SPTuris.

1ª edição
A Festiva inaugural aconteceu no ano passado (2022), em paralelo à maior competição esportiva do planeta, a Copa do Mundo. O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro foi palco de uma vasta programação: desfile das bandeiras dos países que disputavam a Copa; roda de conversa, mediada pelo jornalista esportivo Marco Aurélio Souza, entre o ex-atleta e maior medalhista paralímpico, Daniel Dias; o presidente do CPB e ex-jogador de futebol de cegos, Mizael Conrado; e ex-jogador e pentacampeão, Edmilson. Ainda tivemos as apresentações da Cia Circo Dança Suzie Bianchi e da banda Jota Quest.