Conhecer Para Incluir: SMPED realiza curso para GCM

Ação aconteceu na tarde de hoje (04) na Etec Santa Efigênia

Nesta tarde (04), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em colaboração com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), promoveu o curso "Conhecer Para Incluir" para funcionários da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A aula ocorreu na Etec Santa Efigênia, situada na região central da capital.

O curso, que possui o objetivo de levar a todos o conhecimento sobre o tema “pessoa com deficiência”, também contou com aulas sobre Desenho Universal e Acessibilidade Digital. Além disso, as aulas têm o propósito de promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, destacando a necessidade de eliminar barreiras arquitetônicas, digitais, de comunicação e atitudinais. É enfatizado o combate a preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, que esteve presente na abertura do curso ao lado da secretária adjunta da SMPED, Dika Vidal, destacou a importância da formação para os alunos presentes: ‘’Tenho certeza de que vai ser de grande valia para vocês. É de extrema importância vocês saberem como lidar com as pessoas com deficiência.’’

‘’Mais do que aproveitar esse momento, vamos compartilhar as informações que vocês vão receber aqui, que, de fato, é de extrema importância’’, ressaltou Elza Paulina de Souza, secretária municipal de Segurança Urbana.

O “Conhecer Para Incluir” e o “Desenho Universal” são ministrados pela assessoras técnicas Myrna Melo e Roberta Pontes. Já Sidney Tobias, consultor em acessibilidade e também assessor técnico, complementa com informações gerais do segmento da pessoa com deficiência.