São Paulo vence prêmio na Coreia do Sul e assume vice-presidência da WeGo, Organização Mundial de Cidades Inteligentes e Sustentáveis

“Mapa da Rede de Serviços Acessíveis”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, foi contemplado com o Seoul Smart City Prize; comitiva da Secretaria de Relações Internacionais recebe troféu durante congresso da rede WeGO

Em missão a Seul, Coreia do Sul, a secretária-adjunta de Relações Internacionais, Ana Cristina Wanzeler, e o coordenador de Relações Internacionais, Hugo Salomão, apresentaram políticas públicas inovadoras da cidade de São Paulo no World Cities Summit Mayors Forum 2023 e na 6ª Assembleia Geral da WeGo, a Organização Mundial das Cidades Inteligentes e Sustentáveis, da qual a capital paulista é uma das fundadoras. Um dos destaques da programação foi a entrega do Seul Smart City Prize, que contemplou o “Mapa de Rede de Serviços Acessíveis”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), com a medalha de bronze na categoria “Human-Centricity”.

A visita a Seul teve início em 24 de setembro e seguiu até o dia 27. A secretária-adjunta recebeu o “Prêmio Seul Cidade Inteligente” (em tradução livre) das mãos do prefeito da capital coreana, Oh Se-hoon, em 25 de setembro.

A iniciativa premiada da cidade de São Paulo facilita a localização de equipamentos públicos acessíveis que prestam atendimento à pessoa com deficiência. De forma online, o mapa destaca informações de serviços públicos essenciais para o usuário com deficiência, incluindo endereço, telefone para contato e o tipo de acessibilidade do local.

“Considerando o alto grau de competitividade da premiação, o reconhecimento da política Mapa de Rede de Serviços Acessíveis criou um espaço considerável para promoção e visibilidade das políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de São Paulo. Todo o processo de candidatura e seleção foi realizado com apoio da SMRI, em parceria com SMPED”, disse Ana. “Além da visibilidade das políticas públicas da capital paulista, conquistamos posição de relevância na rede WeGo, abrindo novas oportunidades de cooperação numa das organizações multilaterais do planeta mais focadas em inovação e sustentabilidade.”

 

"Eu acredito que receber esse prêmio é um reconhecimento do nosso compromisso com um futuro melhor, com políticas públicas efetivas para as pessoas com deficiência e permanecemos determinados para continuar trabalhando para tornar a cidade de São Paulo a cidade mais inclusiva, inovadora e conectada", afirma Silvia Grecco secretária municipal da Pessoa com Deficiência.

 

Vice-presidência
O convite para a missão à Coreia foi formalizado pelo Governo Metropolitano de Seul e pela direção da WeGO. São Paulo é membro-fundador da rede e foi reeleita para o Comitê Executivo. Durante a assembleia, a capital paulista foi eleita para ocupar a vice-presidência da entidade, com mandato entre 2023 e 2026. A escolha reconhece a atuação do município no sentido de promover o desenvolvimento sustentável, sobretudo por meio de iniciativas de e-government e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Tanto a secretária-adjunta quanto o coordenador de Relações Internacionais da capital paulista palestraram ainda na primeira sessão do World Cities Summit Mayors Forum 2023, cujo tema foi “Cidades sustentáveis e habitáveis: forjando um futuro inclusivo e resiliente”.

A missão Coreia do Sul concluiu a visita da comitiva de SMRI ao Oriente, iniciada nas cidades chinesas de Pequim, Xangai e Hangzhou.