Jogos Parapan-Americanos: Prefeitura marca presença na próxima edição que acontece no Chile

Espaço Cidade de São Paulo será dedicado para promover ações inclusivas, culturais, turismo, entre outras

Estamos há exatos 30 dias de mais uma edição dos Jogos Parapan-Americanos e, este ano, ele será sediado na capital do Chile, Santiago, entre os dias 17 e 26 de novembro. A delegação brasileira, que é considerada a maior de todos os tempos, será composta por 323 atletas de 17 modalidades, incluindo 10 atletas-guia, três calheiros e dois goleiros, já convocados.

O Brasil, que é considerado a maior potência em performance em Parapan, permanece há quatro edições em primeiro lugar no quadro de medalhas: no Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Brasil entrou para a história com recorde de conquistas em Lima. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência, Relações Internacionais, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Turismo, Educação, Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Esportes, estará presente durante os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos com o Espaço Cidade de São Paulo - Casa Brasil. A participação do órgão tem a finalidade de atrair novos negócios e captar investimentos, além de incentivar o turismo e a cooperação internacional. Serão divulgadas políticas públicas de referência e a cidade como um todo, criando uma vitrine paulistana no Chile.

O local oferecerá atividades gratuitas e abertas ao público e convidados, incluindo shows com artistas brasileiros, apresentações de escola de samba e de dança, degustação da gastronomia paulistana, aula-show de culinária, óculos de realidade virtual sobre os parques e áreas verdes de São Paulo, apresentação dos Programas de Aceleração da Ade Sampa e outros projetos da Prefeitura ? como o Mãos e Mentes Paulistanas, que estimula e apoia a arte de artesãos.

Cada secretaria desenvolveu seu próprio projeto para divulgação no Espaço Cidade de São Paulo - Casa Brasil, localizado em uma das principais áreas verdes da capital chilena, o Parque Araucano.

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), que possui a governança do projeto no Pan, irá promover encontros bilaterais durante todo o período. A SMRI também é parceira da SMPED, que estará à frente do Espaço durante o Parapan.