Bora Incluir: Podcast da SMPED completa 1 ano no ar

Projeto é realizado pelos estagiários da pasta, que são pessoas com deficiência

Com o objetivo de trazer pautas relacionadas ao universo das pessoas com deficiência e também ser um instrumento de divulgação dos serviços, programas e ações da Prefeitura de São Paulo, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) criou, com a autoria de seus estagiários da assessoria de comunicação, o podcast 'Bora Incluir', disponível no YouTube e Spotify. O programa, que completou um ano no ar, é comandado por André Cukierkorn e Giovanna Oliveira, ambos estudantes do curso superior de Rádio, TV e Internet.

O projeto possui importância fundamental para os estagiários, pois coloca em prática os aprendizados, conhecimentos e habilidades vividos dentro do ambiente da faculdade. Todo processo de roteirização, produção, gravação e edição é por eles executado.

André, que já possui formação em Audiovisual, tem 27 anos e foi diagnosticado na fase adulta com Distrofia Muscular de Becker, uma doença rara neuromuscular caracterizada pela progressiva perda de massa muscular dos músculos voluntários (braços, pernas, quadril e ombros). Já Giovanna, 23, nasceu com baixa visão e usa uma bengala verde, o que a identifica a cor espeficica para a sua deficiência. Ambos cursam o último semestre da faculdade e estão na assessoria de comunicação da SMPED há 1 ano e 4 meses.

O episódio de um ano foi totalmente especial, pois André e Giovanna se reuniram para gravar juntos. Com o tema “o aniversário da Lei de Cotas”, importante legislação na inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, esta edição contou com a presença da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, como entrevistada. A chefe da pasta exaltou o trabalho da dupla: “Eu preciso parabenizar vocês dois pela iniciativa, que foi um trabalho muito legal que vocês desenvolveram, fizeram com tanto amor e carinho. Estagiários aqui na Secretaria da Pessoa com Deficiência, vocês que desenvolveram e desenvolvem conteúdo. Então, estou me sentindo muito chique fazendo parte do primeiro ano e sendo entrevistada por vocês.”

Ao longo de seu um ano de existência, o 'Bora Incluir' produziu 13 episódios, incluindo o de aniversário, e mais de 15 pessoas foram entrevistadas. Ao todo, conta com mais de 2 mil visualizações em todas as plataformas nas quais está disponível.

Confira abaixo os episódios:

  • Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência;
  • 32° Encontro Paulistano das Pessoas com Deficiência;
  • Mês de Luta da Pessoa com Deficiência;
  • Acessibilidade Atitudinal;
  • Paraoficina Móvel;
  • Piso Táti;
  • Ações da SMPED;
  • Capacitismo;
  • Tecnologias Assistivas Destinadas às Pessoas Cegas e com Deficiência Visual;
  • Adoção de Crianças e Adolescentes com Deficiência;
  • Empregabilidade da Pessoa com Deficiência;
  • A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e seus avanços;
  • Aniversário do 'Bora Incluir'.

O podcast é gravado no Sampa Cast, que é uma sala de podcast e videocast totalmente gratuita, localizada na zona Oeste da capital. O local conta com toda a estrutura necessária para que qualquer munícipe possa produzir o seu conteúdo. São equipamentos de ponta e uma equipe técnica qualificada para auxiliar nas gravações. Esta é uma iniciativa da Prefeitura (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - SMDET), gerenciada pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA). O estúdio fica no Centro de Inovação Verde - Bruno Covas, no andar Hub Green Sampa, localizado na Rua Sumidouro, 580, dentro da Praça Victor Civita, em Pinheiros. O serviço é aberto para toda a população da cidade de São Paulo, e os agendamentos podem ser feitos a cada dia 20 de cada mês — pelo site https://adesampa.com.br ou pelo aplicativo da ADESAMPA.

Acompanhe o ''Bora Incluir' em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLv5QIUOwvOrCs-yfO-1BkxdpMmBxVq6Ue e https://open.spotify.com/show/1hUDVf1RuVal4GRSyU3CUL?si=16d42f4ae86540b1.