SMPED realiza 4ª edição do Inclui Sampa nos Bairros

Zona Oeste recebeu mutirão de serviços voltado para pessoas com deficiência da capital

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realizou neste sábado (5), até as 15h, no Centro de Educação Unificado (CEU) Jaguaré – Professor Henrique Gamba, Zona Oeste, a 4ª edição do Inclui Sampa, evento responsável por quase 12 mil atendimentos a 5 mil pessoas nas edições anteriores. Trata-se de um mutirão de serviços voltados para pessoas com deficiência, que acontece com o objetivo de levar aos bairros da cidade a oferta de ações voltadas para pessoas com deficiência, em um mesmo lugar, de forma rápida e prática.

“Esta é a quarta edição deste evento que reúne uma série de serviços da Prefeitura em um só lugar para as pessoas com deficiência. Já tivemos cerca de quatro mil atendimentos em cada uma das edições e são vários serviços, com esse olhar da Prefeitura de São Paulo para as pessoas com deficiência, para que São Paulo seja cada vez mais uma cidade inclusiva, que não deixa ninguém para trás”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

O projeto realizado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) disponibiliza serviços públicos nas áreas da saúde, habitação, transportes e muitas outras para a população com deficiência. A ação já foi realizada nas zonas Norte, Sul e Leste, em parceria com as secretarias municipais da Prefeitura de São Paulo, além de institutos e o Estado.

“Esperamos mais uma vez fazer com que mais pessoas possam ser atendidas. Cada rosto que eu olho aqui hoje me emociona muito, pois sei que as mães que estão nas periferias, com tantas dificuldades, hoje podem vir aqui para fazer todos esses serviços. Isso só acontece porque temos uma cidade que pensa na inclusão e nas pessoas com deficiências. Estamos trabalhando muito para que São Paulo seja a capital mundial da inclusão”, afirmou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

Essa edição contou com algumas novidades nos serviços. A equipe técnica da SMPED forneceu o serviço de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA). Os servidores foram responsáveis por atender o munícipe, receber os documentos necessários e emitir a CIPTEA.

Uma unidade móvel da Defensoria Pública do Estado de São Paulo esteve disponível para fornecer orientações jurídicas sobre os direitos das pessoas com deficiência. Além disso, eles oferecerão suporte para marcar atendimentos nas Unidades da Defensoria Pública.

Entre as pastas municipais que participaram do mutirão, estão as de Transporte e Mobilidade Urbana e a SPTrans - São Paulo Transporte, que oferecem orientações sobre o Bilhete Único Especial, a credencial Defis e a Isenção de Rodízio para pessoas com deficiência. A pasta de Assistência e Desenvolvimento Social, por sua vez, esteve presente com a Unidade Móvel do CADÚnico, que oferece orientações sobre o Renda Cidadã, Ação Jovem, Bolsa Família, Renda Mínima e Auxílio Emergencial.

Além dos serviços gratuitos disponibilizados, o público também teve acesso a apresentações culturais e esportivas, estas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).

“Quando fizemos o primeiro Inclui Sampa era uma dúvida se daria certo e hoje, na quarta edição, vemos como essa iniciativa é importante. Mais do que isso, é a importância de as pessoas terem um olhar. Um trabalho fundamental da SMPED, que tem uma mensagem para todos, de dizer que a Prefeitura tem olhar, um cuidado e uma atenção, quer estar próxima para acertar, ouvir e estar junto das pessoas com deficiência, para que sejamos exemplo para o Brasil e para o mundo, que temos um cuidado com todos", ressaltou Nunes.