Prefeitura de São Paulo realiza 15ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência

Edição celebrou os 32 anos da Lei de Cotas

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou hoje (24) a 15ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência em celebração aos 32 anos do Dia Nacional da Lei de Cotas. O mutirão de empregabilidade aconteceu na Praça das Artes, Vale do Anhangabaú, centro da capital.

Imagem do banner de entrada: Contrata SP Pessoa com Deficiência. Entrada. Logotipos Câmara Paulista de Inclusão e Cidade de São Paulo Gestão Bruno Covas.

A equipe técnica do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo foi responsável por fazer a pré-seleção dos candidatos às vagas de emprego, todos eles profissionais com deficiência e reabilitados do INSS, além de encaminhá-los às empresas que possuíam seus perfis compatíveis. Nesta edição, foram quase 600 vagas ofertadas por 40 empresas (tais como Ultrafarma, Hospital Beneficiência Portuguesa, Assaí Atacadista, Telha Norte e Italac), com salários que variavam entre R$ 660 (aprendiz) e R$ 3.900.

Pessoas sentadas aguardando atendimento no mutirão de empregabilidade. Há funcionarios do Cate e da SMPED ajudando.

O prefeito Ricardo Nunes compareceu ao evento e destacou a união de duas pastas em prol da pessoa com deficiência: “são várias empresas que estão ofertando aqui muitas vagas para pessoas com deficiência. Um trabalho muito importante da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em conjunto com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Isso mostra a força da cidade de São Paulo, essa cidade que tem uma economia muito ativa e que, portanto, gera oportunidades para muitas pessoas.

Silvia Grecco, secretária municipal da Pessoa com Deficiência, enfatizou a diversidade das vagas disponíveis: “essas 40 empresas têm vagas diversas. Então, as pessoas chegam aqui com o seu currículo e visitam todos os stands das empresas e veem onde está a melhor oportunidade dentro do seu talento, daquilo que ela possa saber fazer.”

Prefeito Ricardo Nunes abraçando uma mulher. Em volta há autoridades e pessoas que estão participando do mutirão.

O Contrata SP - Pessoa com Deficiência, criado em 2017, já ofertou mais de 17 mil vagas e contou com cerca de 700 empresas participantes. O mutirão de empregabilidade é uma iniciativa que busca inserir profissionais com deficiência no mercado de trabalho, aproximando o público-alvo e recrutadores em um mesmo espaço.
No local da ação, os candidatos com defficiência auditiva e surdos contaram com intérpretes de Libras e o suporte da CIL - Central de Intermediação em Libras.

A equipe técnica da Fundação Paulistana da Prefeitura de São Paulo esteve presente e ofereceu oficinas sobre mercado de trabalho, comportamento em entrevistas e como produzir um currículo adequado para conquistar uma vaga de emprego.

O SESC também participou do evento, divulgando suas ações inclusivas para as pessoas com deficiência.

O evento teve como parceiro a Câmara Paulista de Inclusão que realizou a celebração do 32º aniversário da Lei de Cotas com o tema: “Novos tempos, compromisso com avanços pela inclusão da pessoa com deficiência.’’

A programação contou com a tradicional “Leitura da carta”, que foi feita por Marinalva Cruz, analista de diversidade e inclusão da Coca-Cola. Esta carta é elaborada todos os anos com um manifesto sobre o tema trazendo pontos de alerta e objetivos que precisam ser perseguidos para que as políticas de inclusão no trabalho avancem. Essa carta se baseia, principalmente, no cenário político, econômico, social e em dados estatísticos recentes. Neste ano a carta reforça, entre outros aspectos, a importância de estimular as contratações, tendo em vista que passados 32 anos, apenas um pouco mais da metade das vagas previstas pela lei está preenchida.

Além do show da cantora Leilah Moreno, que foi diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A artista integra o time da banda do programa Altas Horas, da TV Globo.

Secretrária Silvia e autoridades posam para foto na comemoração da Lei de Cotas no palco da Sala do Conservatório.