SMPED entrega equipamentos de reabilitação para inauguração do CER III Pirituba

Dispositivo de alta tecnologia é encontrado apenas na rede municipal de saúde

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência participou na manhã de hoje (18) da inauguração do Centro Especializado em Reabilitação, CER III Pirituba, zona Norte da capital. Na oportunidade, a SMPED entregou equipamentos para auxiliar na reabilitação motora e cognitiva de pacientes com deficiência da rede municipal de saúde.

Entre os equipamentos estão o Nirvana, dispositivo de alta tecnologia que possibilita a reabilitação através de atividades por realidade virtual e a Sala de Integração Sensorial, espaço destinado à reabilitação de pessoas com deficiência intelectual. Os equipamentos entregues para compor a sala foram: estimulador sensorial, cavalo suspenso, bola suíça com textura, skate, trapézio, piscina de bolinhas, rede, pneu balão, colchonete/tatame, plataforma móvel, rampa de equilíbrio, conjuntos de bancos e mosquetões.

Funcionária do CER toca a tela de realidade virtual do Nirvana.

A secretária Silvia Grecco participou da inauguração e destacou a parceria entre as pastas da Pessoa com Deficiência e Saúde para a reabilitação: ‘’A cidade de São Paulo é a capital da inclusão. Fazemos um trabalho diário para poder atender os munícipes com esses equipamentos que serão disponibilizados em parceria com a secretaria municipal da Saúde.’’ E completou: ‘’O CER III possui o Nirvana, um equipamento de ponta que apenas a rede municipal possui. Esse recurso faz uma grande diferença no tratamento, reabilitação e desenvolvimento da pessoa com deficiência.’’

Para o prefeito Ricardo Nunes é uma grande satisfação a instalação do CER no local e ressaltou que a cidade de São Paulo recebe o 32º: ‘’Estamos inaugurando um equipamento de qualidade, com uma equipe comprometida para fazer esse atendimento, garantindo toda a infraestrutura necessária.’’ Nunes também enfatizou a fala da secretária Silvia em relação ao Nirvana: ‘’A Silvia comentou sobre o Nirvana, um game-terapia que através da tecnologia ajuda nas ações da coordenação motora.’’

Reunidos em uma das salas de atendimento do CER, o prefeito Ricardo Nunes com a secretária municipal da SMPED, Silvia Grecco. Eles conversam com uma mãe e o filho com deficiência, ele usa uma cadeira de rodas.

O CER Pirituba integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e terá o custo mensal de R$ 440.322,07. O prédio possui 39 salas, sendo seis consultórios, uma sala de estimulação sensorial e uma de cinesioterapia. Ao todo, serão 53 colaboradores, incluindo médico neurologista, ortopedista, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

O equipamento é destinado a oferecer atendimento especializado a recém-nascidos de alto risco ou com deficiência estabelecida; crianças, adultos e idosos com deficiência física, auditiva e intelectual que necessitem de reabilitação com equipe multiprofissional; intervenção em casos pós-alta hospitalar; casos neurológicos que necessitem de reabilitação; casos recentes de pós-operatórios ortopédicos; casos de fraturas e lesões ligamentares recentes; pessoas com deficiência que requerem recursos e dispositivos de tecnologia assistiva física e auditiva; e pessoas com deficiência que precisam ser assistidas pelo programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) para o cuidado em saúde e casos crônicos agudizados.

Além do CER III, a região também recebeu o 4º Centro de Referência da Dor Crônica (CRDor). O centro presta assistência integral e especializada a pacientes com dor crônica, incluindo avaliação multiprofissional, avaliação específica, indicação e tratamento medicamentoso, e terapias adjuvantes e em grupo. Além disso, também são oferecidas terapias manuais, prática de exercícios físicos, eletroterapia, educação em saúde e educação da dor, terapia cognitivo comportamental, e práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), como meditação, ioga, acupuntura, auriculoterapia, termoterapia, entre outras.

Os encaminhamentos aos serviços especializados, como CER e CRDor, são feitos, conforme a necessidade, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para o atendimento à população.

Para saber mais acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/