SMPED celebra Dia Internacional da Síndrome de Down na Praça das Artes

Evento acontece no próximo dia 21 e será transmitido no Youtube

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência promove, na manhã da próxima terça-feira (21), uma programação dedicada à data na Praça das Artes, a partir das 10h, que será transmitida através do Youtube da pasta.

O dia 21 de março foi escolhido porque o número “21” representa o cromossomo que possui a alteração genética que caracteriza a síndrome; enquanto março, o mês “3”, indica a trissomia — ou seja, a pessoa com a síndrome possui três cromossomos, ao invés de dois.

Para iniciar, uma exposição inclusiva abrirá a programação. A mostra é composta por quadros que foram pintados por pessoas com síndrome de Down.

Na cerimônica de abertura, a SMPED homenageia Francisco Bombini, o Super Chico, que faleceu no dia 6 de fevereiro, deste ano. Super Chico nasceu com síndrome de Down e outras complicações de saúde. Ele ficou conhecido no Brasil por vencer a COVID-19 duas vezes. Seu apelido foi inspirado em super-heróis e em São Francisco de Assis.

Após a homenagem, o evento contará com uma mesa redonda, na qual diversos institutos abordarão o tema como, por exemplo, Carolina Videira, fundadora da Turma do Jiló, que falará sobre inclusão; Stephanie Lima colaboradora e autodefesa, do Instituto Jô Clemente (IJC), divide a mesa em relação à autonomia com Valéria Beatriz, que foi acompanhada pelo time de Qualificação e Inclusão Profissional do IJC e atualmente trabalha na Ofner; e Deise Campos, coordenadora do Instituto Serendipidade, sobre acolhimento.

Já o Instituto Olga Kos, que será representado pelo seu fundador Wolf Kos, participa como o ‘’S’’ de ESG. Fechando a mesa redonda debatendo sobre invisibilidade, teremos Thiago Ribeiro, do Invisibilidown.

A celebração continua com a Cia Experimental de Dança Movimentarte, ONG que tem a missão de semear, através de aulas, formações, palestras, eventos e workshops, a importância da arte no desenvolvimento das pessoas.
A ONG fará uma apresentação cultural com dançarinos que possuem síndrome de Down.

Já na área externa da Praça das Artes, finalizando o evento, teremos apresentações esportivas de atletas de karatê e capoeira com síndrome de Down.

A SMPED transmitirá o evento através do Youtube/smpedsp.

Programação
10h - Abertura do evento e da exposição inclusiva
10h20 - Mesa redonda

  • Turma do Jiló (inclusão);
  • Instituto Jô Clemente (autonomia);
  • Serendipidade (acolhimento);
  • Instituto Olga Kos (o S do ESG);
  • Invisibilidown (invisibilidade).

11h - Movimentarte
11h30 - Agradecimentos
11h40 - Área externa

  • Karatê e capoeira do Instituto Olga Kos

12h30 - Fim do evento

Serviço
Dia Internacional da Síndrome de Down
Data: 21/03, terça-feira
Hora: 10h às 12h30
Transmissão pelo Youtube: @smpedsp

CaminhaDown SP 2023 e Bike Down 2023
O Parque Jardim das Perdizes, localizado na Zona Oeste da capital, recebe no próximo sábado (18) o evento CaminhaDown São Paulo e Bike Down 2023 a partir das 9h, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da SMPED e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

Com o tema deste ano, ‘’Conosco, não por nós’’, o evento tem como objetivo ser um espaço de mobilização e conscientização sobre a Síndrome de Down, deficiência intelectual, deficiência em geral, inclusão, acessibilidade e qualidade de vida através da interação entre famílias, amigos e profissionais.

O CaminhaDown SP e o Bike Down é idealizado por Rosana Bignami e Rosana Ernani respectivamente, ambas professoras na vida profissional e mães de pessoas com Síndrome de Down. Como abertura, teremos atividades de aquecimento, e, em seguida, acontece a caminhada e o passeio de bicicleta. Por fim, a edição de 2023 será finalizada com um piquenique. A programação está sujeita a alteração devido às condições climáticas.

Iluminação em monumentos
A SMPED, em parceria com o SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), iluminará seis monumentos da capital em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down no dia 21 de março. Além disso, os relógios da cidade também receberão mensagens que ficarão expostas dos dias 19/03 a 26/03.

Confira, abaixo, os monumentos:

  • Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira;
  • Viaduto do Chá;
  • Biblioteca Mário De Andrade;
  • Edifício Matarazzo;
  • Pateo do Collegio;
  • Monumento das Bandeiras.