SMPED lança 7ª edição do Samba com as Mãos

Projeto que traduz sambas-enredo em Libras será lançado no próximo dia 29 na quadra da Mancha Verde

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), lança no dia 29 de janeiro (domingo), a partir das 19h, a 7ª edição do ‘Samba com as Mãos’, na quadra da atual campeã do Carnaval de São Paulo, Mancha Verde.

A iniciativa, que teve sua estreia em 2016, disponibiliza vídeos com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos sambas-enredo das escolas que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo. A novidade deste ano é que o Grupo de Acesso I também foi inserido no projeto. O objetivo é incluir pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Ao todo foram 22 sambas traduzidos com o apoio de integrantes das agremiações, intérpretes de Libras e surdos. As gravações aconteceram no início deste mês em um estúdio montado na SMPED.

Antes da etapa de gravação, há a fase de pesquisa e interpretação. É necessário um estudo e empenho específicos nesse tipo de tradução já que os sambas-enredo muitas vezes usam palavras de origem africana, e ditos populares, e isso exige do tradutor um trabalho em conjunto com o autor da letra para que nada se perca e o contexto se mantenha. O projeto é acompanhado por surdos até a sua conclusão.

O evento de lançamento acontece na Mancha Verde, campeã do Carnaval de 2022, e vai contar com ensaio, exibição do samba da escola em Libras, representantes da SMPED, da Liga-SP e um grupo de pessoas com deficiência convidado.

Após o evento, os vídeos com as traduções passam a ser divulgados nas redes sociais da SMPED ( Instagram e Facebook). A playlist completa estará disponível no canal Inclusão SP (Youtube). O objetivo é que até o dia dos desfiles a comunidade surda já tenha acesso a todos os conteúdos.

O Carnaval de São Paulo 2023 também vai contar com audiodescrição nos desfiles das escolas do Grupo Especial e Grupo de Acesso I, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro.

Serviço
Lançamento 7ª edição do Samba com as Mãos
Data: 29 de janeiro
Hora: 19h00
Local: Escola de Samba Mancha Verde
Endereço: Rua Norma de Luca, 550 - Barra Funda