SMPED lança segunda fase do projeto Sampa Tátil

Lançamento faz parte de uma série de ações entregues nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) lançou na tarde desta quarta-feira, 07 de dezembro, no hall do Edifício Matarazzo, centro da capital, a segunda etapa do ‘Sampa Tátil’, projeto que disponibiliza superfícies táteis com a fachada de pontos turísticos e históricos da cidade de São Paulo.

O lançamento faz parte de uma série de entregas, em parceria com as demais secretarias municipais, intituladas ‘Ações Inclui Sampa - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência’.

O evento reuniu, no auditório do sétimo andar da sede da Prefeitura de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes, os secretários municipais: da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, da Educação, Fernando Padula, o secretário executivo de Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Pereira Mirante e o diretor presidente da SPtrans, Levi dos Santos Oliveira. Também estavam presentes os vereadores Adilson Amado e Eli Correa, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Marly dos Santos, além de servidores públicos e organizações sociais que trabalham com pessoas com deficiência.

A secretária da SMPED, Silvia Grecco, abriu o evento falando do compromisso da cidade de São Paulo com a causa da pessoa com deficiência e agradeceu a todos os parceiros envolvidos que tornaram possíveis as entregas dos serviços e ações anunciadas neste dia. “Hoje temos a honra de ter as secretarias da saúde, da educação e de transporte aqui presentes nesse evento para a entrega de vários serviços e ampliação de políticas públicas na nossa cidade. Como é bom poder trabalhar em conjunto com secretários tão comprometidos com a causa, isso faz uma total diferença no nosso trabalho. Também tivemos apoio do legislativo, vereadores que nos ajudaram com emendas parlamentares e possibilitaram a entrega dois 2 CERs, ou seja, são todos os poderes trabalhando juntos para que a gente possa tornar a nossa cidade cada vez mais inclusiva e isso me deixa com muito orgulho”, disse Silvia.

Dentre as ações anunciadas na área da saúde estão: o documento técnico ‘Linha de Cuidado da pessoa com TEA’, cujo objetivo é ampliar os debates técnicos, abrangendo o mapeamento das ofertas existentes para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista nos diversos equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os fluxos entre esses serviços e a reflexão sobre melhores estratégias para o cuidado desta população; a entrega de próteses de membros inferiores - iniciativa inédita no setor público, antes esse tipo de equipamento era fornecido apenas pela AACD e dois novos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) nas regiões de Pirituba e Interlagos, que serão equipados em parceria com a SMPED.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência entregou à Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) dezenove vans adaptadas que vão reforçar o ‘Atende +’, serviço de modalidade de transporte gratuito da SPTrans destinado exclusivamente às pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física e mobilidade reduzida.
Os veículos adaptados foram doados, no início deste mês, pelo Governo do Estado de São Paulo através do ‘Programa Cidade Acessível’. O projeto prevê a oferta de equipamentos e obras de acessibilidade voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, através de parcerias com os municípios que envolvem investimentos em diversas áreas, como esporte, lazer, infraestrutura, acessibilidade e educação.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), foi anunciada a instalação de Postos de Atendimento Presenciais da Central de Intermediação em Libras (CIL) nos 58 CEUs (Centros Educacionais Unificados) da cidade e nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
A CIL é um serviço gratuito da SMPED que oferece, através de uma videochamada, intérpretes de Libras para mediar a comunicação das e pessoas surdas e com deficiência auditiva no atendimento de serviços públicos instalados da cidade de São Paulo. A intenção é ampliar esse serviço em todos os equipamentos da educação.

Ainda nesta quarta-feira, foi assinado pelo prefeito de São Paulo e encaminhado à Câmara Municipal, um projeto de lei que confere validade indeterminada aos laudos médicos que atestem deficiência permanente para fins de acesso a programas e serviços públicos municipais.

O evento ‘Ações Inclui Sampa’ acontece neste mês de dezembro, em menção ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, desde 1992, marca a luta por direitos, inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.

''São Paulo tem muita coisa boa para mostrar e a nossa gestão mais ainda. Eu tenho muito orgulho da nossa equipe de como tem pessoas humanizadas e comprometidas com essa causa. Eu sempre falo para todo mundo, 'nós temos que acordar cedo, trabalhar bastante e todo dia de manhã dizer o seguinte: o que é que eu vou fazer hoje para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas'', falou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ao fim do evento.

Sobre o Sampa Tátil
Nesta segunda etapa, foram contemplados mais 12 locais. Agora, ao todo, serão 15 espaços culturais com os dispositivos de acessibilidade táteis. O Sampa Tátil foi lançado em janeiro deste ano, em comemoração ao 468º aniversário da cidade de São Paulo. O objetivo do projeto é beneficiar as pessoas com deficiência visual e cegas que através do projeto vão poder conhecer a fachada dessas edificações de interesse arquitetônico, histórico e turístico.
Além das informações táteis, as superfícies também possuem um breve texto com o histórico do local, Braille e um QRCode com conteúdo em audiodescrição e Libras. A iniciativa foi inspirada no projeto da cidade de Olinda, em Pernambuco, chamado ‘’Olinda Além do Olhar’’, que instalou painéis táteis com informações turísticas em seis igrejas históricas do município pernambucano.

Confira abaixo os pontos turísticos de São Paulo contemplados pelo Sampa Tátil:
• Edifício Matarazzo (sede da prefeitura);
• Casa do Sertanista;
• Casa do Grito;
• Monumento à Independência;
• Beco do Pinto;
• Capela do Morumbi;
• Casa da Imagem;
• Sítio Morrinhos;
• Chácara Lane;
• Casa Modernista;
• Casa do Bandeirante;
• Casa do Tatuapé;
• Theatro Municipal;
• Conservatório Dramático e Musical de São Paulo;
• Solar da Marquesa.

Todas as superfícies táteis ficam expostas no hall do Edifício Matarazzo até o dia 10 de dezembro para exibição ao público, em seguida elas seguirão para seus respectivos locais.

Confira o álbum completo do evento no link a seguir. Crédito das fotos: Fábio Nunes.