SMPED e Câmara Municipal de São Paulo assinam Termo de Cooperação da Central de Intermediação em Libras

Assinatura aconteceu na tarde de hoje (16) no Palácio Anchieta e prevê a acessibilidade dos munícipes surdos e com deficiência auditiva

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) assinaram no início da tarde de hoje (16) um Termo de Cooperação Técnica que prevê a instalação de Postos de Atendimentos Presenciais (PAP's) da Central de Intermediação em Libras (CIL). A iniciativa tem o objetivo de facilitar e mediar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva e surdas que visitam a Câmara dos Vereadores.

A solenidade aconteceu na sala da presidência do Palácio Anchieta, localizado no centro da capital, e contou com a presença da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, da secretária municipal adjunta da Pessoa com Deficiência, Dika Vidal e do presidente da Câmara, vereador Milton Leite.

Na ocasião, secretária Silvia Grecco ressaltou a importância da cooperação entre os órgãos. ''Esse convênio entre a SMPED e a Câmara é muito importante, pois dá oportunidade de comunicação para todos os cidadãos de São Paulo terem acesso a um intérprete de Libras. Então, as pessoas com deficiência auditiva e surdas da cidade que precisarem de atendimento aqui poderão utilizar os Posto de Atendimento Presencial da CIL e assim fazer valer os seus direitos, assim como qualquer outro cidadão”, disse.

''É importante que a Câmara Municipal de São Paulo traga esse avanço para as pessoas com deficiência auditiva e surdas. Agora vamos dispor dessa ferramenta e manter o diálogo permanente com a sociedade. Esse instrumento estará nos 55 gabinetes e dará uma facilidade bem grande para todos aqueles que aqui frequentam.'', falou o presidente da Câmara, Milton Leite.

Ao todo, serão instalados 60 Postos de Atendimentos Presenciais CIL distribuídos em:

  • 01 posto de atendimento no piso térreo do Palácio Anchieta;
  • 01 posto de atendimento na sala da ouvidoria da CMSP;
  • 01 posto de atendimento na sala da Presidência da CMSP;
  • 01 posto na sala da 1ª Secretaria da CMSP;
  • 01 posto de atendimento em Unidade Administrativa a ser definida pela CMSP;
  • 55 postos de atendimento em Gabinetes de Vereadores;

Central de Intermediação em Libras (CIL)
A Central de Intermediação em Libras (CIL) surgiu da necessidade das pessoas surdas se comunicarem na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao acessar os serviços municipais na ausência de intérprete de Libras. Para tanto, foi implantado esse serviço que através de uma videochamada faz a mediação na comunicação entre pessoas surdas e com deficiência auditiva no atendimento dos serviços públicos da cidade de São Paulo.

A CIL funciona instalada em equipamentos municipais, mas também através de um aplicativo. Na capital, são mais de 280 Postos de Atendimento Presenciais (PAP-CIL) onde o programa está instalado em equipamentos da saúde, assistência social, educação, cultura, entre outros. Dentro da Agenda 2030, a meta é ter 1.100 equipamentos públicos com Central instalada em computadores.

Confira todos os endereços.

O aplicativo CIL-SMPED pode ser baixado sem custo tanto para smartphones com Android ou iOS quanto computadores. Inclusive, foi firmado um acordo com as operadoras de telefonia móvel e, por isso, o usuário não gasta dados móveis durante a chamada de vídeo. A ligação é subsidiada pela SMPED. O serviço oferece acesso à Libras 24 horas por dia, para o uso na comunicação com servidores municipais e também, em alguns casos, a estaduais, federais e equipes de serviços de emergência da cidade de São Paulo.

Desde o lançamento do App, em 2018, até 2021, foram mais de 13.200 downloads e mais de 32 mil chamadas. O modelo CIL já foi adotado por outros estados e cidades brasileiras, e a meta de curto prazo é aumentar o uso do aplicativo em 50% entre 2022 e 2025.

Neste ano, a CIL foi premiada e reconhecida pelo Zero Project, uma premiação global promovida pela Essl Foundation da Áustria. O prêmio destaca práticas e políticas no campo da acessibilidade que contribuem para diminuir as barreiras para as pessoas com deficiência. A cerimônia de premiação foi realizada no escritório das Nações Unidas em Viena, Áustria, em fevereiro.