SMPED entrega Selo de Acessibilidade Arquitetônica a unidades de ensino da Rede Municipal

Seis escolas receberam o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, a cerimônia de entrega aconteceu na CEI Jardim Santa Terezinha

Nesta quinta-feira (07), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), entregou Selos de Acessibilidade Arquitetônica à seis escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade. O CEI Jardim Santa Terezinha foi o escolhido para a cerimônia. O evento contou com uma visita pelo espaço, passando pelos banheiros e elevadores acessíveis, além das salas, berçário e brinquedoteca.


Participaram da entrega a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, o secretário municipal de educação, Fernando Padula, a secretária executiva da CPA, Sirlei Huler, e demais autoridades responsáveis pela escola.

Estão na foto a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, o secretário de Educação, Fernando Padula, a secretária executiva da CPA, Sirlei Huler e representantes do CEI Jd. Sta. Terezinha. A secretária Silvia entrega o Selo de Acessibilidade Arquitetônica para um representante do CEI.

Cíntia Oliveira da Silvia, procuradora da ONG Pleno Viver, Mantenedora do CEI, ressalta a importância desse movimento: “Nosso trabalho sempre foi feito pensando na acessibilidade. As crianças precisam se sentir bem e acolhidas. Receber o selo é muito gratificante porque mostra que o nosso trabalho é reconhecido e está seguindo o caminho correto. Fico sem palavras para a presenças dos secretários.“


O Selo, regulamentado pelo Decreto nº 45.552/2004, é concedido para equipamentos públicos ou privados, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desde 2011, diversos locais já foram contemplados.


Silvia Grecco destacou o significado desta certificação: “Eu estou muito feliz em chegar nessa escola e ver toda acessibilidade arquitetônica contemplada, tudo que a ABNT exige nós encontramos aqui. Mas, mais do que isso, nós encontramos acessibilidade comunicacional e atitudinal das pessoas que trabalham aqui. Alunos, com ou sem deficiência, antes de tudo são alunos e são recebidos com muito carinho na educação. Esse movimento é contagiante e vai fazer a diferença na vida de todos os alunos que vão aprender a socializar e conviver. “


Fernando Padula concorda com a secretária Silvia e complementa: “Eu quero agradecer em nome das nossas escolas que estão recendo o selo. Ele é um marco importante na política da inclusão na cidade de São Paulo e na visibilização dessa ação para que ela sirva de exemplo para outras cidades. Nós queremos garantir o acesso e a inclusão em uma perspectiva da educação inclusiva, possibilitando o desenvolvimento da criança na sua integralidade.“

Uma mesa e cadeiras infantis. Em cima delas estão os seis Selos de Acessibilidade Arquitetônica.

Os critérios e parâmetros que são avaliados nas instalações para a concessão do Selo de Acessibilidade seguem a Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050 - disponível em bit.ly/1WhF7wr), que estabelece todos os itens de acessibilidade.


Para solicitar o documento, acesse aqui