Prefeitura de São Paulo comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com Virada Inclusiva

Evento celebrou Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com programação nos CEUs, parceria com o Governo do Estado

A 10ª edição da Virada Inclusiva movimentou o Estado de São Paulo, neste final de semana, de 30 a 3 de dezembro. O evento, que celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, contou com uma programação exclusiva nos CEUs da capital. Parceria da Prefeitura de São Paulo com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcSP).

Com o tema #todosjuntos, as atividades contaram com esporte, roda de conversa, vivências, danças, oficinas, teatro, show e cinema, incluindo: vôlei adaptado, capoeira inclusiva, dança, recreação aquática, exposições, oficina de braile, entre outras, conferidas nos CEUs: Água Azul, Alvarenga, Aricanduva, Butantã, Campo Limpo, Cidade Dutra, entre outros.

A abertura do evento aconteceu na capital, na sexta-feira 29, no Parque da Água Branca com apresentações artísticas, culturais, grupos de cultura popular, rodas de conversa, palestras, mostra de artesanato e culinária.

O encerramento do evento contou com a apresentação da Banda de Seguranças do Metrô, no estacionamento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), celebrou a data com algumas ações. Entregou para servidores municipais, equipamentos de tecnologia assistiva, na terça-feira, (3), no CCSP – Centro Cultural São Paulo. Após a entrega teve apresentação do espetáculo teatral “Icaro”, um monólogo formado por depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construído a partir da visão, experiências e percepções sobre a deficiência do autor e ator Luciano Mallmann, que também se tornou um lesado medular ao sofrer um acidente.

Outra ação foi o mutirão odontológico para o atendimento dentário para pessoas com deficiência, da Fraternidade Irmã Clara, que fica na Barra Funda. A ação é feita pela ONG Amigo da Vez em parceria com a SMPED, e é fruto de emenda parlamentar.

No mesmo dia a Paraoficina Móvel esteve no CER Tucuruvi, entre 9h e 17h, atendendo e fazendo reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.

Sobre a Virada

A Virada Inclusiva visa incentivar a participação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, criando uma extensa grade de programação acessível.
Desde 2010, a Virada Inclusiva reúne pessoas que acreditam e buscam uma sociedade para todos. São três dias em que a sociedade pode vislumbrar a inclusão, pré-requisito para uma sociedade sustentável.

Mais informações: http://memorialdainclusao.org.br/viradainclusiva/index.h

Por Priscila Fonseca

 12 pessoas reunidas no palco, entre elas os secretários Nacional, Estadual e Municipal, Cid Torquato, Célia Leão e Priscilla Gaspar.

mais de quinze pessoas na foto, em uma quadra fechada, adultos em aula.

atendimento nas crianças e jovens com os dentistas da Amigo da Vez.