Acessibilidade e Diversidade Humana em um só mundo. Arquitetura 21

Tema do Seminário Internacional que a Prefeitura de São Paulo realizou em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) realizou o seminário internacional “Acessibilidade e Diversidade Humana em um só mundo. Arquitetura 21”, no dia 27 de novembro, na Biblioteca Mário de Andrade. 

O evento é um preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetura que será realizado em julho de 2020 no Rio de Janeiro.

Para o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, a parceria da Prefeitura com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) tem sido muito produtiva para ampliar o conhecimento sobre acessibilidade junto aos arquitetos.

O seminário abordou experiências nacionais e europeias sobre a implementação de acessibilidade nas cidades e teve palestrantes internacionais como: Enrique Rovira Beleta e Ana Folch de Barcelona, Espanha e renomados nomes da arquitetura e urbanismo brasileiros que disseminaram o conceito do desenho universal e acessibilidade como, Marcelo Pinto Guimarães – Minas Gerais, Regina Cohen – Rio de Janeiro e Silvana Cambiaghi – São Paulo.

“A parceria entre as Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPED) e o Conselho de Arquitetura (CAUSP) proporcinou a oportunidade de discutirmos com arquitetos especialistas em acessibilidade e desenho universal da Espanha e de outras regiões do Brasil como Minas Gerais e Rio de Janeiro, como a acessibilidade vem se desenvolvendo nestes locais e quais metas temos que alcançar para garantir uma cidade plural, que proporcione as pessoas com deficiência, idosos, crianças enfim a qualquer ser humano a garantia de usufruir dos ambientes construídos, ruas e transporte que atendam a todas as necessidades com qualidade e bom design”, declara Silvana Cambiaghi, arquiteta e presidente da CPA.

Contamos com a presença de autoridades e especialistas, o seminário teve uma oportunidade para conhecer a experiência europeia no campo da acessibilidade, bem como discutiu temas como desenho universal e patrimônio arquitetônico.

Sobre os Palestrantes:

Enrique Rovira-Beleta
Arquiteto. Responsável pela “Área de Acessibilidade” UIC Barcelona School of Architecture. Máster Cooperación Internacional Arquitectura y Emergencias. Tese de Doutorado: Accesibilidad en la evacuación de emergencia en las piscinas públicas en Barcelona. Prêmio “Compromiso y Liderazgo Inspirador” na XIII Edición Premios Fundación Randstad 2018.Colaborador na redação de Normas de acessibilidade na Catalunha e Espanha: Lei 13/14, e seu novo Decreto Regulamentador Decreto 135/1995 - Código de Acessibilidade. Membro de grupos de trabalho em Edificação, Urbanismo e Transporte. Jurado do Colegio de Arquitetos da Catalunha. Redator dos PLANES DE ACCESIBILIDADE: 26 TEATROS e TEATRO NACIONAL DE CATALUNHA, TRANSPORTE METROPOLITANO DE BARCELONA, MERCADOS e 53 CENTROS CÍVICOS, ESTADIO «JOHAN CRUYFF» Futebol Club Barcelona. Projeto executivo do PARQUE DE ATRAÇÕES PORTAVENTURA, CONJUNTO MONUMENTAL DE LA ALHAMBRA E GENERALIFE (Granada) 2008, EXPO ZARAGOZA’2008. FORUM DE LAS CULTURAS BARCELONA’2004. Arquitetura Efêmera. 2.003-2.004. JOGOS OLÍMPICOS E JOGOS PARALÍMPICOS BARCELONA’92. PUBLICAÇÕES: MANUAL DE ACCESIBILIDAD UNIVERSAL EN INSTALACIONES DEPORTIVAS 2016. GUÍA DE LA BARCELONA ACCESIBLE. Viena edições. 2006. LIBRO BLANCO DE LA ACCESIBILIDAD. Museu Olímpico Internacional. 2002-2003

Marcelo Pinto Guimarães
Arquiteto e Urbanista, professor associado do Departamento de Projetos pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado pela SUNY e doutorado pela NCSU, ambos nos Estados Unidos da América. Coordenando o Laboratório ADAPTSE, atua principalmente como consultor e assessor técnico nos seguintes temas: avaliação de qualidade da acessibilidade ambiental, projetos de arquitetura sem barreiras, aplicação do design universal em projetos e práticas inclusivas, estratégias didáticas sobre design universal e acessibilidade para todos.

Regina Cohen
Arquiteta e Urbanista, Doutora pela UFRJ, Pós-doutora FAPERJ; Pesquisadora Visitante na Universidade de Syracuse, EUA; Conselheira e Coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU RJ, Coordenadora do Núcleo Pró-acesso da UFRJ, Membro da CPA da Prefeitura do RJ e do COMdef Rio. Certified ACCESSIBILITY CONSULTANT

Silvana Cambiaghi
Arquiteta, mestre em desenho universal pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), membro do grupo de trabalho da revisão da NBR no 9050 e demais Normas Técnicas de acessibilidade da ABNT. Foi cocuradora da Sala Especial de Acessibilidade ao Meio Físico na 3a Bienal Internacional de Arquitetura e jurada de concurso nacional de Habitação com Desenho Universal e concursos internacionais. Conselheira Titular do CAUSP. Sócia Titular do Escritório Design Universal Consultoria.
É docente dos cursos de Mestrado em Design da Universidade Estácio de SÁ, da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, foi docente dos cursos de acessibilidade no Senac, na Fundação para a Pesquisa Ambiental (FAU-USP), na Câmara de Arquitetos e Consultores e no FGV Online, entre outros. Foi Comentarista da Rádio Eldorado sobre desenho universal. Ministra palestras no Brasil e no exterior e ganhou, em 2000, o prêmio internacional “Horizontes que convergem” conferido pela Universidad de Guanajuato (México). Autora do Livro: “Desenho Universal: Métodos e Técnicas para arquitetos e Urbanistas” - editora Senac SP – 2007, estando na 4º Edição Revisada.Ganhou o 22º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira em 2008 com a primeira edição do livro, “Desenho Universal: Métodos e Técnicas para arquitetos e Urbanistas” - editora Senac. Conselheira Estadual e Coordenadora do CT Acessibilidade do CAU/SP.
 

Um palco, três pessoas, da esquerda para a direita, uma mulher sentada segurando um microfone, ao lado dela, uma homem em uma cadeira de rodas com o microfone próximo a boca, segurando um papel, no colo dele, uma bolsa preta, e atrás dele, uma mulher em pé. em uma cadeira de rodas motorizada, uma mulher em pé. Ao fundo um telão projetando uma imagem.

Um palco, seis pessoas, da esquerda para a direita, uma mulher em uma cadeira de rodas motorizada, uma mulher em pé, segurando o microfone próximo a boca de uma homem em uma cadeira de rodas motorizada, do lado dele, as outras duas mulheres sentadas em cadeiras de madeira. Ao fundo um telão projetando uma imagem

no palco três pessoas: secretário Cid Torquato, a presidente da CPA Silvana Cambiaghi e a secretária executiva da CPA Mel Godoy, que fala ao microfone.

 

Por Ciça Cordeiro