Mutirão nos Bairros: Prefeitura realiza mais de 3 mil atendimentos durante ação na região da Sé

Foram executados 90 testes rápidos de HIV/AIDS e ofertadas 667 vagas de emprego, entre outros serviços

A Prefeitura de São Paulo realizou mais de 3 mil atendimentos neste sábado (16), na Praça da Liberdade, região da Sé, durante a 30ª edição do programa Mutirão nos Bairros. A ação, coordenada pela Secretaria Especial de Relações Sociais, foi realizada das 9h às 15h e, durante esse período, foram promovidas ações de zeladoria como troca de papeleiras, plantio de mudas e operação cata bagulho, além de lavagem de vias, varrição, raspagem e pintura de postes e guias, assim como serviços para a população.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ofertou 667 vagas de emprego em áreas como serviços, comércio e construção civil.

Os empreendedores também foram atendidos pelas equipes da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, com orientações sobre a melhor forma de iniciar um negócio ou aprimorar um já existente

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), disponibilizou 74 oportunidades exclusivas para os interessados com este perfil.

As tendas da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizaram vacinas contra sarampo e febre amarela. Durante o mutirão a população também teve a oportunidade de fazer testes rápídos de HIV/AIDS e participar de sessões de auriculoterapia (espécie de acupuntura na região da orelha).

Os interessados por literatura conferiram uma feira de livros, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, na qual foram distribuídos 1.500 exemplares.

A ação na Praça da Liberdade também contou com intervenções das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Inovação e Tecnologia e Direitos Humanos, além da Sabesp e da Cohab.

Sobre o mutirão

O programa Mutirão nos Bairros tem como objetivo promover ações de zeladoria e levar os serviços oferecidos nos equipamentos da administração municipal para próximo daqueles que mais precisam. É coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Especial de Relações Sociais.

Balanço

Trabalho

186 senhas entregues

174 atendimentos

97 encaminhamentos

Cohab

123 atendimentos

Saúde

Aferição de sinais vitais: 359 pessoas atendidas

Atualização da carteira de vacinação: 88 vacinas aplicadas

Auriculoterapia: 129 atendimentos

Orientação nutricional: 197 atendimentos

Orientação sobre arboviroses: 673 panfletos e 150 repelentes distribuídos

Teste rápido de HIV/AIDS: 90 testes aplicados

Ação social Regina (promovida pela Subprefeitura Sé)

Spa de mãos: 302

Maquiagem: 287

Limpeza de pele: 382

limpeza de óculos: 184

teste visual: 109

Designer de sobrancelhas: 85

 

Técnica da SMPED realiza atendimento em frente da tenda da SMPED.

Secretário Cid Torquato arruma a sua cadeira de rodas motorizada perto da van.

Mais de dez pessoas na foto, entre elas o secretário Cid Torquato, em frente da van.

equipe da SMPED realiza atendimento na tenda.

 em frente da tenda da SMPED, quatro pessoas. Equipe da SMPED realiza atendimento de uma senhora em uma cadeira de rodas.

Créditos: Fábio Nunes (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência)