Prefeitura de São Paulo levará atletas e alunos da rede municipal para Paralímpiadas Escolares

Atletas e alunos com deficiência contarão com transporte acessível

Vem aí a 13ª edição das Paralímpiadas Escolares! Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento será realizado de 18 a 23 de novembro, no CT Paralímpico Brasileiro. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), fará o traslado dos atletas que participarão dos jogos. Além disso, também levará alunos com deficiência da rede municipal de ensino para conferir todas as competições que, dentro do programa Visitas Monitoradas, terão transporte acessível.

A cerimônia de abertura será no próximo dia 19, às 19h, no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi. Cerca de 1.220 atletas participam, todas as unidades da federação serão representadas. A maior delegação é a do Estado de São Paulo, heptacampeã, que conta com 128 atletas.

Dentro do programa Visitas Monitoradas, os alunos com deficiência chegarão até o local com ônibus adaptados, concedidos pela Prefeitura de SP para conferirem de perto, as modalidades: atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, judô, tênis em cadeira de rodas, futebol de 6, futebol de PC, voleibol sentado, basquete em cadeiras de todas e parabadminton.

“Nosso grande foco é difundir a prática esportiva como vetor de inclusão para pessoas com deficiência. Mostrar que por meio do esporte, todos podem ser ativos e vivenciar a cidade, além da integração social que a atividade promove” destaca o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O evento é considerado fundamental pelo CPB para os próximos Jogos Parapan-Americanos de Jovens.

Sobre as Paralímpiadas Escolares:

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros. Informações: http://www.cpb.org.br/home/index


Serviço

Data: 18 a 23 de novembro
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)
Site: http://www.cpb.org.br/home/index

Abertura: 19 de novembro
Horário: 19h
Local: Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi

Por Priscila Fonseca