Prefeitura de São Paulo oferece treinamento para atender profissionais com deficiência auditiva

Desde setembro, funcionários do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo estão recebendo treinamento em Libras para melhor atender profissionais com deficiência auditiva

sala de reunião com mais de quinze pessoas na foto, durante curso de libras.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), desde setembro, está oferecendo treinamento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os funcionários do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), para melhor atender profissionais com deficiência auditiva.

O curso é oferecido pela SMPED, sendo parte do Termo de Cooperação firmado entre os órgãos.

“Nossas equipes podem se deparar com a necessidade de atendimento de pessoas nessas condições e queremos estar preparados para atender de forma correta, respeitosa e digna”, diz o Coordenador de Gestão de Pessoas do CAU/SP, Carlos Moraes.

Este treinamento pretende não somente aprimorar o atendimento de arquitetos e urbanistas, mas também colaborar na integração com futuros funcionários do Conselho, caso tenham deficiência auditiva. “O convívio entre todos deve ser algo natural na cultura organizacional, com respeito, empatia e profissionalismo”, completa.

“Hoje, na cidade de São Paulo, sabemos que existem 121 mil surdos. O curso vai aprimorar o atendimento a esses munícipes, que se sentirão acolhidos se o servidor conseguir falar pelo menos o mínimo para ajudá-lo”, afirma a Coordenadora de Comunicação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Ciça Cordeiro.

O Termo de Cooperação entre a Secretaria e o CAU/SP permitiu a realização de diversos seminários sobre a questão da acessibilidade, entre outras iniciativas.

A reunião plenária do Conselho paulista, desde julho, conta com intérpretes de Libras durante a transmissão ao vivo pela Internet.