Praça Santos Coimbra recebe parquinho inclusivo

O local, que é a primeira praça revitalizada pelo programa SP + Bonito, do Governo do Estado, passa a contar com brinquedos para crianças com diversos tipos de deficiência

A Praça Santos Coimbra, localizada no Morumbi, Zona Sul, recebeu neste sábado (31) um parquinho inclusivo. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, tem como objetivo proporcionar a integração das crianças com e sem deficiências. A Santos Coimbra é a primeira área verde revitalizada com o apoio da SABESP no programa São Paulo + Bonito, do Governo do Estado.

Os brinquedos são adequados para serem utilizados por crianças com deficiência visual, física e cognitiva e igualmente pelos pequenos que não as possuem. Todos foram produzidos com materiais ecologicamente corretos, para propiciar a troca de experiências e a oportunidade de brincar de forma segura, ampliando suas experiências motoras, cognitivas e sensoriais.

Foram comprados cinco jogos de parquinhos acessíveis, pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, para serem instalados nas praças da cidade. Atualmente, apenas três espaços públicos possuem brinquedos adaptados em São Paulo: Parque Cordeiro, na Zona Sul; CERET e Centro Esportivo Salim Farah Maluf, na Zona Leste.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) criou um grupo de trabalho para realizar estudos, análises, condições de acessibilidade e implantação de brinquedos acessíveis nos parques da cidade. Representantes da SMPED e das secretarias do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Esportes e Lazer (SEME) e das Subprefeituras participam do projeto.

“São Paulo deve propiciar aos munícipes espaços de lazer que permitam acesso abrangente e a convivência de crianças com e sem deficiência. Assim, é possível difundir o conceito de acessibilidade social”, declarou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Sobre o Programa SP +Bonito

O objetivo do São Paulo +Bonito é desburocratizar a adoção de áreas verdes em municípios cuja população seja igual ou maior a 250 mil habitantes. A meta do programa também é incentivar a comunidade e a iniciativa privada a revitalizar e zelar pelos espaços públicos, em especial as áreas verdes compreendidas em praças, jardins, rotatórias e canteiros.

A ação é 100% fomentada pela comunidade, iniciativa privada e viabilizada por meio de um Termo de Cooperação, com vigência de dois anos. É possível a renovação por igual período.

Por meio desta iniciativa, a Sabesp apoia em São Paulo a recuperação de 70 áreas verdes. A parceria promoveu serviços de limpeza, jardinagem, restauração do playground, plantio de 50 tipos de mudas, bicicletários, bebedouros e rampas de acessibilidade em toda a extensão da praça Santos Coimbra. Durante o evento também foi lançada a cartilha São Paulo +Bonito, com orientações jurídicas aos municípios que buscam celebrar termos de cooperação com a iniciativa privada.

Nessa primeira etapa serão recuperados 200 áreas ao todo. Além da Sabesp, mais empresas participam dessa ação para devolver espaços públicos conservados à população da capital: 2Press, Artefacto, Barbacoa, Beneficiência Portuguesa, Breton, Celebration, Comgás, Deep, Enorsul, Francis, Fujitsu, GMF, Grape, Grupo Pão de Açucar, Index, Jack Vartanian, Kikos, Laager, Lilly Sarti, Localiza, Magna Sistemas, Movida, Polishop, Raia Drogasil, Rocca, Sascar, SulAmérica, Tata, Tegra e Wone Capital.

Cartilha São Paulo +Bonito

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, elaborou uma cartilha para orientar e estimular os municípios sobre a formalização do Programa. É composta de regulamento e modelo de termo de cooperação.

Além de orientar sobre a celebração de termos de cooperação com a iniciativa privada (pessoas físicas, jurídicas e entidades do terceiro setor), a Cartilha tem como meta a execução e a manutenção de melhorias urbanas, ambientais, paisagísticas e a conservação de áreas municipais.

 

um dos brinquedos acessíveis, no local.

ao redor, árvores. Duas placas sinalizando acessibilidade e inauguração dos equipamentos.

mais de sete pessoas no palco, entre elas o Governador João Doria, Prefeito Bruno Covas, Secretário Cid Torquato e a Secretária Estadual da Pessoa com Deficiência, Célia Leão

mais de quinze pessoas na foto. Dentro de um balanço, Governador João Doria com uma criança sentada no seu colo e o secretário Cid Torquato.