Plenária aprova renovação de termo de cooperação com secretaria da pessoa com deficiência

Em 2018, o CAU/SP promoveu em conjunto com a Secretaria de a Pessoa com Deficiência um workshop para capacitação de equipes em acessibilidade, na unidade Sesc 24 de Maio na capital paulista.

O Plenário do CAU/SP autorizou a prorrogação do prazo do Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em sua última reunião no final de março.

O Termo de Cooperação, firmado entre as duas instituições em novembro de 2018 e que se encerra no próximo dia 21, deve ser estendido até dezembro de 2019.

Segundo a Coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU/SP, a arquiteta e urbanista Silvana Cambiaghi, está em planejamento um evento para setembro na capital paulista, possivelmente em um edifício de grande importância arquitetônica para a cidade.

Tendo por tema “Acessibilidade e Diversidade Humana em um só mundo. Arquitetura 21”, este seminário será preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2020Rio.

“Será um evento com palestrantes internacionais e de outros Estados, em que teremos a diversidade do contexto da Arquitetura e Urbanismo”, afirma a Coordenadora.

O termo de cooperação prevê que as duas instituições conjuguem esforços para a difusão dos princípios da Acessibilidade e Desenho Universal entre os arquitetos e urbanistas para que apliquem nos projetos desenvolvidos na cidade de São Paulo.

Trata-se de conscientizar os profissionais sobre a importância do item do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) a respeito das normas técnicas e das leis de Acessibilidade.

Manuais Técnicos explicativos a respeito dos temas citados nos Decretos regulamentadores da Lei Brasileira de Inclusão também são uma das metas do termo de cooperação.

Desde a assinatura do acordo, em 2018, Conselho e Secretaria promoveram diversos seminários em conjunto, reunindo centenas de profissionais em debates sobre acessibilidade em projetos urbanos, capacitação de equipes, procedimentos para comprovação de acessibilidade em obras entre outros.

 


Da Redação CAU/SP