Prefeitura leva Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiências às Subprefeituras

Projeto busca proximidade para conhecer e atender a população com deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), tem levado às Subprefeituras serviços e informações à população com deficiência e suas famílias, em cada região da cidade.

A Subprefeitura de Itaquera recebeu, nos dias 10 e 11 de abril, a ação. A Caravana de Serviços já passou pelas Subprefeituras de São Miguel Paulista, Zona Leste, Freguesia Brasilândia, Zona Norte, e M’Boi Mirim, Zona Sul, e Lapa (Zona Oeste) e já atendeu 350 pessoas com deficiência. 

Durante os dois dias da ação, foram atendidas 37 pessoas, com deficiência intelectual, auditiva, física e visual. 

Dentre os serviços e informações que foram oferecidos destacamos: Vacinação contra Febre Amarela (SMS), Vagas de emprego, seguro desemprego, emissão de carteira profissional 1ª e 2ª via, Formalização de MEI (CATe); Cadastro de estudantes com deficiência (CIEE); atendimento (CMPD); Cartão DEFIS para estacionamento (DSV); IPTU, Isenção de IPTU para aposentados; Orientação jurídica (FMU); ouvidoria e serviços de Direitos Humanos para imigrantes, mulheres, idosos e LGBTI+ (SMDHC); Bilhete Único Especial e Atende+ (SPTRans); Pedidos de fiscalização, reclamações, denúncias e melhorias /Calçada, árvore, tapa buraco, acessibilidade, obras (Subprefeitura Itaquera).

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, cada Subprefeitura receberá posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real.

Os funcionários de cada Subprefeitura também receberão treinamentos, palestras e orientações para atender as pessoas com deficiência, como “Conhecer para Incluir”e “Acessibilidade para Empreendedores”. Haverá um canal de comunicação da Subprefeitura direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para esclarecer eventuais dúvidas.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população com deficiência. Recebemos em nossa Secretaria muitas demandas e, atualmente, a maioria dos serviços já são oferecidos nas Subprefeituras. A ideia da caravana é justamente orientar e facilitar a vida das pessoas, sem que elas tenham que se deslocar até o centro da cidade. Além disso, queremos também orientar os funcionários, para que saibam como atender as pessoas com deficiência”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.



Cronograma das próximas agendas:

  • Subprefeitura do Campo Limpo, 8 e 9 de Maio - Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59