APAE de São Paulo recebe visita do prefeito e equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Pioneira no teste do pezinho, capaz de detectar até 50 doenças, a organização atende os recém-nascidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no município

O prefeito Bruno Covas, acompanhado pelo secretário municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Cid Torquato, visitou nesta quarta-feira (27) a sede da Associação de Pais Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE), na Vila Clementino, Zona Sul. O objetivo é conhecer o trabalho da organização, que é referência no atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, além de conhecer o laboratório onde é processado o teste do pezinho, implantado pela instituição desde 1976.

Segundo o prefeito Bruno Covas, a APAE é uma grande parceira do município. “Eles realizam o teste do pezinho de 8.800 crianças que nascem mensalmente na cidade”, disse.

Desde 2001, o teste do pezinho é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN), credenciado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a associação é responsável pela realização do exame de 80% dos bebês nascidos na capital paulista e de 67% dos recém-nascidos do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e de maternidades e hospitais privados. Em2018, a APAE de São Paulo atendeu 399.046 bebês, sendo 133.514 somente do município de São Paulo. O Laboratório da organização é o maior da América Latina em número de exames realizados e, desde sua implantação, triou mais de 16 milhões de crianças brasileiras.

Realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido, de forma rápida e segura, o teste do pezinho é fundamental na prevenção da deficiência intelectual e na melhoria da qualidade de vida das crianças. Para que a prevenção seja possível, o exame deve ser realizado após as primeiras 48 horas do nascimento e até o quinto dia de vida do bebê.

“É importante que o prefeito Bruno Covas conheça de perto o trabalho desenvolvido pela APAE de São Paulo, referência nacional na prestação de serviços à comunidade e defesa propositiva dos direitos das pessoas com deficiência”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Estima-se que aproximadamente 10% da população mundial tenha algum tipo de deficiência. No Brasil, segundo dados do IBGE, este número representa 15 milhões de pessoas, sendo 2,6 milhões com déficit intelectual. No Estado de São Paulo, calcula-se que haja 810 mil pessoas com disformidades, 128 mil delas com deficiência intelectual.

“Ao longo dessas mais de cinco décadas, a APAE de São Paulo se tornou reconhecida pelo pioneirismo e credibilidade institucional. Temos uma equipe com cerca de 500 funcionários, além de 215 voluntários comprometidos com a causa da deficiência intelectual”, afirma a superintendente-geral da Organização, Aracélia Lucia Costa.

Sobre a APAE de São Paulo
A organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, há 57 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento.

A associação atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar www.apaesp.org.br ou enviar e-mail para atendimento@apaesp.org.br.
 

Confira as fotos: 

Um grupo de pessoas conversando em um corredor, entre elas uma pessoa em cadeira de rodas motorizada.

Cinco pessoas conversando em um corredor, entre ela uma pessoa em uma cadeira de rodas motorizada.

Um circulo formado por sete pessoas conversando, entre elas uma pessoa em cadeira de rodas e outra segurando e olhando para um papel.

Na imagem uma máquina de teste de exame de sangue em cima de uma bancada.

Uma sala com muitas máquinas de exames e algumas pessoas de jaleco em pé e outras operando algumas máquinas.