Prefeitura de São Paulo realiza Seminário em Conscientização aos Dias Mundial e Nacional da Paralisia Cerebral

Evento abordou temas de prevenção, reabilitação e inclusão da pessoa com paralisia cerebral

No mês em que se comemorou os Dias Mundial (6) e Nacional (20) da Paralisia Cerebral, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, realizou nesta segunda-feira (22/10), na Câmara Municipal de São Paulo, o Seminário sobre Paralisia Cerebral: Prevenção, Reabilitação e Inclusão. A mesa de abertura contou com a participação do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência Cid Torquato, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos Berenice Maria Giannella, a Secretária Adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social Gitane Leão e os vereadores George Hato e Ricardo Nunes. 

A paralisia cerebral é a deficiência física mais comum na infância e estima-se que mais de 17 milhões de pessoas no mundo já foram diagnosticadas. De acordo com a publicação “Diretrizes de Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral”, do Ministério da Saúde, no Brasil, a cada 1000 nascidos vivos, 7 têm paralisia cerebral. Esse número é atribuído às más condições de cuidados pré-natais e ao atendimento primário às gestantes. Em países desenvolvidos, esse número vai de 1 a 5 em cada 1000 nascidos vivos.

A Secretária Adjunta da SMADS Gitane Leão reforçou o compromisso da Prefeitura de São Paulo na prevenção, reabilitação e inclusão de qualquer pessoa com deficiência: "A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem como foco a garantia de direitos, principalmente de pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Então, reforço, o nosso compromisso na prevenção, reabilitação e inclusão de qualquer deficiência. A informação faz toda diferença!" destacou Gitane. 

"Nós sempre precisamos trabalhar a prevenção, no cuidado e na reabilitação. Nós, como Secretaria de Direitos Humanos, devemos colaborar especialmente na questão da prevenção, convidando empresas, pessoas envolvidas com o tema, já que temos, por exemplo, o prêmio que concedemos anualmente para as empresas que atendem as populações nas cotas necessárias" disse a Secretária Municipal de Direitos Humanos Berenice Maria Giannella. 

O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destacou a importância do evento na construção de políticas públicas e no fortalecimento da rede de atenção às pessoas com paralisia cerebral: "Eu quero ser o melhor secretário na pasta da pessoa com deficiência que já teve na cidade de São Paulo, e para isso, eu preciso de vocês. Preciso que os grupos de direitos e interesses se unam e se aproximem da Secretaria, para que possamos melhorar a qualidade de vida do cidadão da cidade de São Paulo. A somatória, desses esforços, representa melhoras reais na vida das pessoas com paralisia cerebral".

O primeiro painel foi sobre Prevenção e Conscientização com o tema: O que é a Paralisia Cerebral? Dados sobre a incidência e estratégias de prevenção que teve como moderadora Beatriz Vieira do Instituto Nossa Casa e palestras da Dra. Marta Maria Pereira Nunes (Ginecologista da Secretaria Municipal da Saúde), Dr. Rodrigo Afonso da Silva Sardenberg (Especialista em Cirurgia Torácica e Membro da International Association for the Study of Lung Cancer e Andréa Lucia Ferreira Rossettini (Terapeuta Ocupacional, representando a deputada federal Mara Gabrilli. O depoimento foi com Mariana Macedo de Melo (Blog da MariMariana: "Um mundo diferenciado") e sua mãe Regina Maria Macedo de Melo, do GRUPO DE MÃES ESPECIAIS "NOSSOS FILHOS" - (Aricanduva - ZL). 

Quais são os recursos disponíveis para reabilitação da pessoa com Paralisia Cerebral? Foi o segundo painel, com moderação de Vera Lucia Mendes Bailão (Fonodióloga e Escritora) e palestrantes: Renata Marques Professiori (fisioterapeuta, especialista em neuropediatria pela Universidade Cidade de São Paulo, precursora do método Cuevas Medek Exercises no Brasil e diretora da Clínica Rehabilitar), Raul Alves Barreto Lima (SMADS), Katia Herminia Martins Lazarano Roncada (Presidente do Centro de Inteligência da Justiça Federal de São Paulo e representante do Projeto Infância de Futuro) e Ana Carolina Campos (Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos). Depoimentos de Brenda Marques, repórter do Portal R7, que tem paralisia cerebral, e Silvia Arruda, arquiteta, mãe e urbanista. 

O Seminário foi finalizado com o terceiro painel sobre Educação e Inclusão. A Secretária Adjunta da SMPED Marinalva Cruz foi a moderadora e os palestrantes, Walkiria de Assis (Professora), Andre Luiz Naves Silva Ferraz (Defensor Público Federal), Ana Carolina Rodrigues da Silva (Setor de Terapia Ocupacional Infantil da AACD) e Vinicius Savioli (Diretor de projetos das Olimpíadas Especiais Brasil e Coordenador Nacional de Esporte e Lazer da APABB  - Associação de pais, amigos e pessoas com deficiência, de funcionários do banco do Brasil e da comunidade) destacaram a importância da inclusão das pessoas com paralisia cerebral na sociedade. O último depoimento foi do Conselheiro Municipal Mauricio Carvalho, falando sobre a sua militância e vida. 

Campanha Mundial


Coordenada pela World Cerebral Palsy Initative, um grupo sem fins lucrativos que visa promover mudanças reais para as pessoas que tem ou convivem indiretamente com a paralisia, a data promove a necessidade do diagnóstico precoce, ações educativas e conscientização social sobre os sintomas, tratamentos e convivência com a PC.

Com a campanha #EstamosAqui, o lema é mostrar para toda sociedade a luta pelos direitos de todas as pessoas com PC ao redor do mundo. Mais informações, acesse: https://worldcpday.org/.

 Confira as fotos do evento: 

Auditório do Câmara Municipal - Convidados estão todos sentados,

Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato fala ao microfone, no palco, 
Auditório do Câmara Municipal - Convidados estão todos sentados,

Autoridades no palco, público presente no auditório.

Convidados sentados no auditório.

No telão história de uma das convidadas, Mariana.

O conselheiro Mauricio Carvalho.

Ana Carolina Rodrigues da Silva - Setor de Terapia Ocupacional Infantil da AACD

Walkiria de Assis - Professora, possui especialização na área da Deficiência Física. Trabalhou como Diretora na Secretaria de educação do estado de São Paulo

Vinicius Savioli - Diretor de projetos das Olimpíadas Especiais Brasil e Coordenador Nacional de Esporte e Lazer da APABB (Associação de pais, amigos e pessoas com deficiência, de funcionários do banco do Brasil e da comunidade)

vereadores George Hato e Ricardo Nunes com o Secretário Cid Torquato.

A Coordenadora de Comunicação da SMPED - Ciça Cordeiro e o estagiário Gabriel

A repórter do R7 Brenda Marques fala ao microfone, no palco.

A Secretária Adjunta Marinalva Cruz fala ao microfone.

Autoridades e convidados no palco.