Dia Nacional do Braille: Conheça curiosidades sobre o sistema de comunicação de pessoas com deficiência visual

Criado na França em 1825, pelo francês Louis Braille, o Dia Nacional do Braille é comemorado no dia 8 de abril. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas para inclusão das pessoas cegas no Brasil e no mundo.

mãos tocando uma livro em Braille


Segundo o Censo 2010, existem no Brasil mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão. A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD-SP), Ana Claudia Domingues, que é cega e utiliza a comunicação em Braille, pontuou os benefícios desta linguagem: “A criação deste sistema, existente já há quase 200 anos, favoreceu a aquisição da autonomia das pessoas com deficiência visual, bem como apropriação de seus direitos e deveres, exatamente porque antes da criação do Braille, as pessoas ficavam confinadas em suas casas e segregadas das instituições”, explicou a presidente.

Ana Claudia Domingues presidente do CMPD assinando um papel. Ela está de pé, com uma caneta nas mãos e apoia o braço sobre a mesa. Ela usa uma camisa social verde clara. Pulseira e relógios estão no seu pulso. Está sorrindo.

A Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ana Claudia Domingues

De uma atualidade impressionante, o Braille manteve-se quase que inalterável até os dias de hoje. Baseado na combinação de seis pontos em relevo distribuídos em duas colunas e três linhas, a conjunção possibilita a escrita de alfabeto, números, pontuação, simbologia, matemática, química, física partituras entre outros. “O Sistema foi uma janela que se abriu ao vasto universo da cultura. É tão eficiente, que continua a ser utilizado com os mais diversos recursos de tecnologia, mas não pode ser substituído, e sim, complementado com apoio dos mesmos mostrando-se sempre insubstituíveis”, pontua Ana Claudia.

A celebração da data também destaca a promoção de políticas públicas, com o intuito de conscientizar a sociedade e exigir acessibilidade de empresas e serviços para implementar o Braille. Embalagens, cardápios e serviços com o sistema é uma ato de responsabilidade social e respeito: “O Braille deve ser reconhecido e valorizado em sua extrema importância no processo de construção de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual, sendo crianças e adultos. Todo cidadão com deficiência visual deve lutar pelo cumprimento da lei e ao acesso a comunicação”, finalizou a presidente do CMPD-SP.

Conheça algumas curiosidades sobre o sistema Braille:

• O Braille continua se adaptando a toda a evolução da escrita;
• O método de escrita e leitura é baseado no tato;
• O Braille é a combinação de seis pontos que formam 63 caracteres em relevo;
• Nem toda pessoa cega lê o Braille, e isto se dá por diferentes motivos: perda visual na idade adulta, falta de sensibilidade no tato por diferentes patologias.
• Cada caractere do Sistema Braille pode ser percebido com apenas um toque da parte mais sensível do dedo indicador (a polpa);
• Os livros em Braille devem ser preferencialmente transcritos em papel sulfite de gramatura 120;
• O Sistema Braille obedece as regras internacionais de altura do relevo e de distância entre pontos e linhas;
• O Braille também pode ser escrito à mão, utilizando uma ferramenta chamada reglete e outra chamada punção, que funcionam como caderno e caneta.