Prefeitura de São Paulo ilumina monumentos e deixa mensagens nos relógios para o Dia Mundial do Autismo

Por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, inicia campanha no dia 2 de Abril para reafirmar a conscientização no Dia Mundial do Autismo

“Diga sim à inclusão plena de pessoas com autismo” assim todos os relógios da capital paulista exibirão a mensagem para a conscientização do Dia Mundial do Autismo, 02 de Abril. Além disso, cinco monumentos (Viaduto do Chá, Ponte das Bandeiras, Biblioteca Mario de Andrade, Estatua do Borba Gato e Monumento das Bandeiras) serão iluminados em azul, cor definida mundialmente como símbolo do autismo. A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, da SPObras, empresa que administra os relógios nos locais públicos, e do Ilume, Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços.

Escolhida na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2008, a data é uma referência para que governos, sociedade, pessoas com autismo e seus familiares reafirmem os direitos já conquistados, discutam sobre a importância do diagnóstico precoce e debatam sobre iniciativas para ampliar a inclusão em áreas fundamentais, como educação, cultura, saúde, esporte, entre outras. Apesar de não haver um número preciso, estima-se que haja dois milhões de autistas no Brasil, sendo a grande maioria ainda não diagnosticada.

A Lei 12.764, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo está em vigor no Brasil desde 28 de dezembro de 2012. Ela representa um avanço histórico na afirmação dos direitos, ao eliminar toda e qualquer forma de discriminação, viabilizar o acesso à educação regular inclusiva, aos benefícios de proteção social, e a todos os demais direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência. As pessoas com autismo também tiveram seus direitos resguardados com a LBI (nº 13.146/2015).

Para mais informações, acesse: http://www.autismo.org.br/