1ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda de São Paulo atrai pessoas com e sem deficiência

Aconteceu no Vale do Anhangabaú a primeira edição do evento que ofereceu milhares de vagas de emprego. Interessados que não participaram podem procurar outras oportunidade pelo CAT

 Em comemoração ao Dia do Trabalhador, aconteceu desde a última semana, entre os dias 11 e 15, no Vale do Anhangabaú, a 1ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda de São Paulo. A estrutura contou com sete unidades móveis do Centro de Apoio ao Trabalho - CAT e 16 empresas que estavam com processos seletivos no local, entre elas Mc Donalds, Carrefour e Leroy Merlin. Foram oferecidas 8 mil vagas no total, sendo 767 destinadas às pessoas com deficiência, que podiam se inscrever para oportunidades de recolocação no mercado de trabalho em atividades como operador de vendas e professor de nível superior na educação infantil. Até a manhã de ontem, dia 14, 7.338 pessoas já haviam sido atendidas.

Francisco Luz, de 55 anos, é porteiro e está atualmente desempregado. O fortalezense, que possui deficiência física, soube do evento pelo jornal e se interessou. Francisco afirmou que a discriminação não é apenas pela deficiência, mas pela idade também, dificultando ainda mais a procura de emprego.

“Você tem que enquadrar o deficiente, ele deve executar a tarefa como qualquer pessoa normal”, declarou. Ele ainda contou que possui conhecimentos básicos na área de informática e a sua deficiência não o impede de desempenhá-los.


Aos interessados que não puderam comparecer à Semana, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) divulga semanalmente as vagas para pessoas com deficiência que disponibiliza, por meio do CAT. Os interessados devem dirigir-se ao posto do CAT mais próximo de sua casa munido de laudo médico contendo o CID - Cadastro Internacional de Doenças, além de RG, CPF, Carteira de Trabalho, certificado de escolaridade, currículo e ter idade superior a 16 anos. Mais informações no site www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho ou na Central de Atendimento ao Munícipe, pelo telefone 156.