Marianne Pinotti apresenta orçamento da Secretaria da Pessoa com Deficiência para 2015

Em audiência pública na Câmara Municipal, a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, apresentou em detalhes o orçamento de 2015

Na segunda-feira, 10 de novembro, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, participou de audiência pública na Câmara Municipal de São Paulo para apresentar em detalhes o orçamento da Secretaria para 2015.

Acesse o projeto de Lei 01-00467/2014 que estima a receita e fixa a despesa do Município de São Paulo para o exercício de 2015

Com um valor aprovado de R$ 17,7 milhões, Marianne Pinotti informou aos vereadores e à população presente que serão investidos recursos na implantação da Central de Interpretação de Libras (CIL), na capacitação de trabalhadores para atuarem na inclusão de pessoas com deficiência, em projetos para a inclusão social da pessoa com deficiência, e na operação e manutenção do Conselho Municipal e da própria Secretaria.

“A Central de Libras é praticamente a nossa única ação direta. Todas as outras ações fazemos por meio de outras secretarias. A CIL possibilitará à população surda, com deficiência auditiva e surdocegos terem acesso a diversos serviços públicos”, afirmou Marianne. A secretária disse ainda que o pleno funcionamento da Central está previsto para o primeiro semestre do próximo ano. “Pelo tamanho de São Paulo, a implementação deste tipo serviço requer uma complexidade tecnológica diferente de outras cidades. São mais de 500 mil pessoas com esse perfil que moram na capital, o que representa uma população maior do que o número total de habitantes da maioria dos municípios brasileiros”, completou.

A secretária Marianne Pinotti lembrou que as Secretarias de atendimento direto à população, como Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social, utilizam também seus recursos em programas, ações e projetos destinados a pessoas com deficiência.

Além dos recursos próprios, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida contará, em 2015, com a parceria do Governo Federal para a promoção de cursos de capacitação e aperfeiçoamento voltados a lideranças locais, regionais, conselheiros municipais, e militantes na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.