Parceria garante acessibilidade em construções estaduais

Uma das ações é tornar o Parque da Juventude, do governo estadual, acessível às pessoas com deficiência

A Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da prefeitura de São Paulo e a Companhia Paulista de Obras e Serviços – CPOS, empresa do governo do estado, firmaram nesta terça-feira (12) uma parceria que visa garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência em todas as edificações construídas e planejadas pela companhia estadual.

Uma das primeiras ações dessa parceria já foi acertada: um arquiteto da Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA, ligada à Seped, irá acompanhar as obras do Parque da Juventude, que será construído onde funcionava o antigo complexo do Carandiru. O gerenciamento das obras do parque está sob responsabilidade da CPOS e a preocupação em torná-lo acessível, bem como conseguir os selos de habitação municipal para suas edificações, trouxe o staff da companhia estadual até a sede da Prefeitura.

Durante o encontro, o presidente da CPOS, Jairo de Almeida Machado Junior, entregou um documento em que a empresa se propõe a seguir as exigências técnicas estabelecidas nas normas brasileiras de acessibilidade, bem como atender ao decreto municipal que instituiu os Selos de Habitação Universal e Visitável e que foram idealizados pela Secretaria da Pessoa com Deficiência.

A falta de acesso físico – como rampas, elevadores, piso adequado – é um dos grandes problemas das pessoas com deficiência numa cidade totalmente urbanizada como São Paulo. Existem outros, como o preconceito, mas a impossibilidade de circular livremente é uma das barreiras que precisam ser rapidamente derrubadas. E esta é principal bandeira da Secretaria: a acessibilidade integral das pessoas com deficiência à sociedade.

Sobre a CPOS
É uma empresa de economia mista que presta serviços de engenharia ou de consultoria às diversas entidades do Estado, tanto da administração direta quanto da indireta. Apenas no primeiro semestre de 2005, foram inauguradas 17 obras sob gestão dessa empresa.