Modalidades disputadas nos Jogos têm adaptações para os atletas

O esporte mais praticado e difundido, de acordo com a Federação Internacional para Cegos - IBSA, é o atletismo, tendo sua prática realizada em mais de 70 países. Essa modalidade tem algumas adaptações, como sinais sonoros e utilização de guias. Os atletas da classe B3, que tem uma maior percepção de visão, competem com as mesmas regras do atletismo convencional.

O Pan terá provas para todas as categorias (B1, B2 e B3) e competições de pista, campo e pentatlo, que seguem as regras da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). As competições acontecem entre os dias 5 e 9 de setembro, no estádio Ícaro de Castro Melo.

O judô foi introduzido nas paraolímpiadas em Seul, em 1988, e todas as categorias de deficientes competem entre si, sem a necessidade de utilização de vendas. Os competidores classificados como B1 são identificados com um círculo vermelho em cada braço. As competições de judô serão realizadas no dia 9, no ginásio da Unibam Maria Cândida,, na Vila Guilherme. Vale lembrar que, entre os dias 5 e 7, acontecem as lutas do mundial.

A natação adota praticamente as mesmas regras, com algumas adaptações. Os atletas B1 devem usar óculos totalmente opacos. Um assistente técnico, classificado de "tapper" usa um bastão para tocar o nadador, avisando que o final da piscina está próximo. Assim, os atletas melhoram seu desempenho porque não ficam com a preocupação de se machucarem. As provas de natação acontecerão entre os dias 5 e 9, na piscina do Estádio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul.

Das quatro modalidades oficiais, somente o goalball não é adaptado. Ele foi criado especialmente para os cegos. Atletas de diferentes graus de deficiência visual podem jogar juntos, já que o uso da venda é obrigatória. As equipes são formadas por três jogadores que arremessam a bola contra o adversário e usam o som do guizo da bola para impedir que ela entre no gol, que mede 9 metros de largura e 1,30m de altura. O goalbal é esporte paraolímpico desde os Jogos de Toronto e, antes disso, era usado como terapia para veteranos de guerra. As disputas desta categoria são para todas as classes de deficientes e acontecem entre os dias 5 e 9, no Ginásio Mauro Pinheiro.

O futebol, o esporte mais popular do mundo, é um dos mais recentes nas paraolímpiadas, e foi reconhecido somente nos Jogos de Atenas, no ano passado. As partidas são disputadas em uma quadra de 40mX20m, em dois tempos de 25 minutos cada. As equipes têm quatro atletas vendados na linha e o goleiro, que enxerga mas tem suas ações limitadas a uma área de 2mx5m. Os jogadores são orientados por um guizo na bola e por um chamador, que fica atrás do gol adversário. Na Copa América de Futebol, somente participarão os deficientes visuais da categoria B1 (aqueles que não enxergam nada) e os jogos acontecem durante os dias 4 e 10, no Anhembi.

O xadrez também passa por adaptações para os deficientes visuais. O tabuleiro tem as casas pretas ligeiramente elevadas e todas as peças são encaixadas. Todas as classes jogam entre si e os competidores devem cantar suas jogadas. Cada jogador possui seu próprio tabuleiro e é permitido tocar livremente nas suas peças. Em algumas competições desta modalidade para cegos, pode haver um terceiro tabuleiro onde um árbitro reproduz as jogadas. As competições do Pan-Americano de Xadrez da IBCA também são para todos os níveis de deficiência (B1, B2, B3) e acontecem no Hotel Holiday Inn, de 5 a 9 de setembro.


 



NOTÍCIAS
Centrais de Táxis acessíveis
Confira quais centrais disponibilizam o serviço na Cidade de São Paulo

 


O primeiro telejornal inclusivo da Internet brasileira


Acessibilidade. Siga essa idéia.