Goalball feminino fica com a prata nos jogos para deficientes visuais

Numa final animada, os Estados Unidos levaram a melhor sobre o Brasil no Goalball Feminino dos IV Jogos Pan-Americanos de Deficientes Visuais da IBSA (International Blind Sports Federation). As norte-americanas garantiram o ouro nesta sexta-feira (9/09), no Ginásio Mauro Pinheiro, com a vitória por 1 a 0 ainda no primeiro tempo, gol de Arbstar aos três minutos de jogo. Apesar da derrota na decisão, a equipe brasileira foi a sensação do torneio na primeira fase, com três vitórias sobre as norte-americanas e uma vitória, um empate e uma derrota para as canadenses.

O jogo foi muito equilibrado, com bom nível de defesa e ataque de ambas as equipes. Nem mesmo o gol sofrido logo no começo tirou o ânimo das brasileiras. A equipe fez duas mudanças, com Adriana no lugar de Márcia no primeiro tempo, e, na fase final, Carol substituiu Cláudia. A jogadora entrou com muita vontade e fez arremessos precisos, porém, as atletas dos Estados Unidos estavam focadas em vencer e defenderam bastante, não permitindo a reação brasileira.

A veterana Arbstar, nascida em Colorado, com 30 anos, comentou que a partida foi muito boa justamente pelo equilíbrio das atletas. “As brasileiras estavam muito bem durante toda a competição e fizeram um bom jogo. Nós tivemos a sorte de vencer uma partida que qualquer equipe poderia ser a vitoriosa”, ressaltou e disse ainda que o governo americano investe mais nos esportes para deficientes visuais.

Para o técnico brasileiro Dailton Freitas, o resultado é muito positivo porque o esporte está em crescimento. “O goalball feminino tem a base das Paraolimpíadas de 2004 e está evoluindo bastante nos últimos anos. Chegar à final é um mérito, pois competimos com a nata do esporte, Estados Unidos e Canadá, e o segundo lugar é muito bom”, comentou o treinador paraibano. “Ainda falta muita coisa, como experiência em jogos internacionais, incentivo e treinamento, mas vamos buscando tudo isso aos poucos”, finalizou.

Os IV Jogos Pan-Americanos da IBSA são uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com apoio do Ministério do Esporte, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, São Paulo Turismo, São Paulo Convention e Visitors Bureau, SSTUDIO - Marketing, Rede Record, Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - transportadora oficial, Master Rental - locadora oficial, Hospital CEMA. O patrocínio é do Bradesco.

Mais informações no site www.pan2005ibsa.org

Consultoria de Comunicação da ABDC:
MBraga Comunicação Marcelo Eduardo Braga/Silvana Grezzana/Beatriz de Paula
E-mail: mbragacom@globo.com - fone: (11) 8266-6086