Seped participa do 1º Dia da Atividade Física e Saúde

Organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura da Cidade de São Paulo, o “Dia da Atividade Física e Saúde”, realizado no dia 30 de maio, foi criado para divulgar e orientar as práticas físicas junto à população paulistana.

Esporte e saúde andam de mãos dadas. E nada mais importante para o ser humano do que ter uma vida saudável, com qualidade e resistência. Se abordarmos, então, a saúde da pessoa com deficiência, a prática de atividade física torna-se ainda mais necessária.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped) participou do 1º Dia da Atividade Física e Saúde, organizado pela Prefeitura, com um estande onde distribuiu material informativo sobre o programa Agita Sampa Deficiente e outras iniciativas inclusivas. Também aconteceu, durante o dia, a apresentação de dois grupos de dança: o da Bombelêla Dance Company – que mostrou o street dance de pessoas com deficiência – e um grupo de capoeira da AACD, com cerca de 20 participantes. Estiveram presentes ao evento cerca de mil pessoas, que se exercitaram e puderam prestigiar as atrações programadas para o dia.

Secretaria Municipal do Trabalho também esteve presente no estande da Seped divulgando informações sobre o banco de dados que foi criado para cadastrar apenas os currículos de pessoas com deficiência e que está disponível para preenchimento em qualquer um dos Centros de Apoio ao Trabalho espalhados pela capital. Ainda para ajudar a ampliar esse esforço, a Seped lançou o currículo on-line, um cadastro eletrônico por onde essas pessoas podem se cadastrar diretamente pela Internet no endereço www.prefeitura.sp.gov.br/eficiente <http://www.prefeitura.sp.gov.br/eficiente>.

Sobre o Agita Sampa Deficiente

Movimentar-se por, no mínimo, 30 minutos ao dia, evita diversas doenças vasculares, respiratórias e do coração. Por isso, é importante que pessoas que têm deficiência ou mobilidade reduzida façam exercícios, pois elas estão mais expostas a este tipo de doenças. Para fomentar essa necessidade, a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Participação e Parceria e com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), lançaram em 2005 o Agita Sampa Deficiente, uma iniciativa que visa estimular a atividade física entre as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Este programa é uma ramificação do Agita Sampa, que também objetiva combater as inúmeras doenças provocadas pela falta de atividades físicas, principalmente as cardiovasculares, primeira causa de morte na população em geral.

Sobre o Agita Sampa

O Programa Agita Sampa foi lançado em 3 de abril de 2005 pela Prefeitura da cidade de São Paulo com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, numa política de combate ao sedentarismo, prevenção de doenças cardiovasculares e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

O Agita Sampa foi inspirado no Agita São Paulo, por sua vez, criado pela Secretaria de Estado da Saúde em 1996 e que serviu de modelo para o Agita Brasil, assim como para o Agita Mundo, da Organização das Nações Unidas (este acontece anualmente no dia 6 de abril, dia mundial da atividade física).

Parceiro tanto no Agita São Paulo, quanto no Agita Sampa, o Celafiscs é uma instituição científica independente, sem fins lucrativos, fundada em 1974, com o propósito de pesquisar a relação atividade física /saúde.

Os benefícios de uma vida ativa para as pessoas com deficiência vão muito além de reconhecer ou superar os limites corporais. Exercícios regulares proporcionam bem estar físico, previnem diversas doenças, melhoram o metabolismo e aumentam a força muscular. Mas outro fator é de igual importância: a atividade corporal, por meio do esporte, é um grande facilitador na superação das barreiras atitudinais da sociedade. O esporte, hoje, funciona como uma vitrine quando mostra que deficiência não é sinônimo de incapacidade.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

3113-8794/8793