Festa do Esporte no Dia da Independência

Ricardo Monzillo

Dia 7 de setembro: numa bela manhã de inverno, milhares de atletas participaram da 5ª Corrida Carrefour da Independência, realizada no Parque da Independência, junto ao Museu do Ipiranga, zona sul da cidade.

Quatro mil atletas distribuídos em várias categorias (Elite, Geral, PNE`S – Portadores de Necessidades Especiais) abrilhantaram a corrida com percurso de 10 km e caminhada de 5 km, percorrendo várias ruas no entorno do Monumento do Ipiranga.

Na categoria principal, o vencedor foi um atleta do Quênia, um dos países com maior tradição em maratona, Elijah Kpkemboi Yator de 23 anos, com o tempo de 30 minutos e 19 segundos. Yator iniciou a carreira em 1999 e afirmou estar se preparando para o Pan-Americano – 2007, no Rio de Janeiro.

Na disputa feminina, a vitoriosa foi a Maria Helena Jesus de Oliveira, que terminou a corrida com o tempo de 35 minutos e 41 segundos. Uma curiosidade sobre Maria Helena: apesar de ter nascido no interior da Bahia, é filha de angolanos-muçulmanos e correu com o apoio da comunidade palestina que vive no Brasil. “Devo minha vitória a Alá”, afirmou Maria. Seu marido nasceu na Jordânia.

Atletas de equipes nacionais e de outros países participaram da quinta edição da corrida, onde também reuniram centenas de idosos e portadores de deficiência física, das mais diversas classes sociais. Juntando-se a eles, os integrantes dos Jogos Municipais Inclui Sampa, da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo (SEME), marcaram presença disputando a prova de atletismo.

Marco Renato de Oliveira, 30 anos, deficiente visual (corre com guia), da equipe “Inclui Sampa”, mostrava-se feliz por estar participando da prova: “Adoro correr. Minha família sempre incentiva a minha participação”, concluiu.

Não muito diferente de Renato, estava a entusiasmada Patrícia Pini Bueno, 33 anos, portadora da síndrome de down, que pratica esporte desde os sete anos e treina natação no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) há mais de 10 anos. “Além de correr, adoro natação, é a minha paixão”, afirmou Patrícia.

Francisco Dada, secretário adjunto de Esportes do Município que representou o titular da pasta, Heraldo Corrêa Ayrosa Galvão, afirmou: “Poder participar da corrida com o grupo do Projeto Inclui Sampa demonstra que a inclusão social pode e deve ser feita através do esporte”, concluiu Dada.

Entre os milhares de corredores anônimos presentes na corrida, Rodrigo Bota, 31 anos, Engenheiro, nascido na capital paulista, afirmou: “Estou correndo para ganhar preparo físico e experiência, pois vou correr a Maratona de Nova York no próximo dia cinco de novembro”, finalizou Bota.

Ao final da prova, um corredor em especial comemorava a sua vitória. Edson Dantas, 40 anos, cobrador de ônibus, portador de deficiência (membro inferior amputado), feliz declarava: “Melhorei o meu tempo pessoal em relação à edição anterior, marquei 42 minutos e estou me preparando para disputar o Circuito Paraolímpico em Uberlândia (MG), em outubro. Como sou atleta paraolímpico, estou confiante em participar do Para - Pan, no Rio de Janeiro em 2007”, afirmou Dantas.

Junto à torcida havia um torcedor ilustre e profundo conhecedor do atletismo: Carlos Ventura, ex-técnico de José João da Silva, (idealizador da corrida) que foi Bicampeão da São Silvestre e subiu ao pódio mais nove vezes. Carlão, como é conhecido, trabalhou por 30 anos no COTP e afirmou que as pessoas precisam de qualidade de vida. Atualmente, o professor é assessor do Comitê Olímpico Coni-Brasili para os Jogos da Juventude na Itália.

Além da SEME, o evento contou com o apoio da Federação Paulista de Atletismo, Polícia Militar, CET entre outras empresas.

Veja como ficou a Classificação Geral:

Categoria elite / masculino
- 1º Elijah Kpkemboi Yator - 30'19"
- 2º Willian Salgado Gomes - 30'23"
- 3º Otávio dos Santos Pinheiro - 30'28"
- 4º Paulo Roberto de Almeida Paula - 30'44"
- 5º Roberto Rodrigues de Oliveira - 30'46"

Categoria elite / feminino
- 1º Maria Helena Jesus de Oliveira - 35'41"
- 2º Maria Zeferina Baldaia - 35'53"
- 3º Elisângela Ferreira de Oliveira - 36'06"
- 4º Conceição Maria Oliveira - 36'19"
- 5º Andréa Celeste - 36'31"

Classificação do Inclui Sampa
Corrida 10k – masculino
- 1º lugar -Ademar Leite - Clube dos Paraplégicos de São Paulo
- 2º lugar - Edmar Souza – Equipe Superação
- 3º lugar - Rafael Almeida -Fundação Orsa

Corrida 10k – Feminino
- 1º lugar -Vanessa Silva - Fundação Orsa
- 2º lugar - Juliana S.Carlos - Fundação Orsa
- 3º lugar -Ozani Valin - Fundação Orsa

Caminhada – 5k
- 1º lugar - Mauro Spigariol - Fundação Orsa
- 2º lugar -Dimas Silva - Fundação Orsa
- 3º lugar - Marlene Spigariol - Fundação Orsa