Prefeitura recebe novos ônibus e amplia oferta de lugares no transporte coletivo

Maior comodidade aos passageiros, melhores condições operacionais aos motoristas, mais lugares disponíveis no transporte coletivo da cidade. A Prefeitura recebeu nesta segunda-feira (06), 265 novos ônibus que substituem os antigos em circulação em sete das oito regiões da cidade. O prefeito Gilberto Kassab vistoriou o terceiro lote entregue conforme cronograma que prevê, até o final de 2008, a retirada de circulação de todos os veículos com mais de 10 anos.

“Isso mostra que o cronograma está sendo cumprido e esperamos que até o final da gestão, toda a frota esteja renovada. Essa substituição traz mais conforto aos usuários uma vez que os ônibus quebram menos, e têm maior capacidade”, disse o prefeito. Kassab conferiu alguns dos novos modelos: o bi-articulado, com capacidade para 169 passageiros; o articulado, que transporta pelo menos 116 pessoas; e o padron, para cerca de 100 usuários.

A substituição gradativa dos veículos com mais de dez anos de fabricação faz parte do acordo firmado entre a Secretaria Municipal de Transportes e as empresas de ônibus. A cidade já recebeu 481 novos veículos, o que representa 70% da meta prevista para este ano, que é de 689 unidades. Até o final de dezembro serão trocados outros 208 veículos. No novo lote, 80 ônibus são adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Agora, o sistema já conta com 962 veículos acessíveis.

Segundo o secretário de Transportes, Frederico Bussinger, com os novos ônibus houve um aumento de 26,7% na oferta de lugares, passando a atender 27.300 passageiros em todas as regiões beneficiadas. Os veículos antigos tinham capacidade para 21.546 passageiros. Isso de deve ao tamanho dos ônibus, que varia de 13 a 18 metros de comprimento, em comparação com os antigos, de aproximadamente 10 metros. Os modelos bi-articulados têm 27 metros de comprimento, o que equivale a três ônibus num só.

Além de mais espaço, os ônibus novos dispõem de tecnologia avançada, suspensão pneumática, que confere mais maleabilidade para direção, câmbio e freio. Alguns modelos têm pisos baixos e podem receber elevador para cadeira de rodas, além de contar com área para cadeirantes e cão-guia. Todos são equipados com motores Euro 3, que atendem às normas ambientais, com menor emissão de poluentes.

Todos os ônibus fabricados entre 1991 e 1993 já foram substituídos. Até o final de dezembro serão retirados do sistema os fabricados em 1994, e mais um terço dos de 1995. Em 2007, 1.232 veículos serão substituídos e até o fim de 2008, todos os coletivos com mais de dez anos estarão fora de circulação, totalizando 3.318 novos ônibus.

A região da Casa Verde, Cachoeirinha, Santana, Tucuruvi, Jaçanã, Tremembé, Vila Maria e Vila Guilherme, que operava com ônibus mais antigos, recebeu o maior número de veículos: 88. Outros 45 foram para a região de Santo Amaro, Jabaquara, Cidade Ademar, Socorro e Parelheiros; seguida pela região do M’Boi Mirim, com 42.

Na região da Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel, Itaim Paulista e Guaianases, 46 ônibus novos começaram a circular. Outros 27 foram para Perus, Freguesia do Ó, Pirituba e Brasilândia; 12 para a região de Butantã e Campo Limpo; e 5 para o Ipiranga, Vila Prudente e Sapopemba. Do total de novos veículos, a maior parte é do tipo Padron.

Acompanharam o prefeito os secretários municipais Frederico Bussinger (Transportes) e Orlando Almeida Filho (Habitação), o presidente da CET, Roberto Scaringella e o presidente da SPTrans, Ulrich Hoffmann.


Mais informações pelo telefone 3120-9902