Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva é marcado por multi debates em SP

Diversas secretarias municipais se reuniram para debater temas relacionados à educação inclusiva e as barreiras sociais e arquitetônicas impostas pela cidade

 No último sábado, 15, foi realizado no Memorial da América Latina o III Seminário em Comemoração ao Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva, cuja data oficial é 14 de abril. O proponente do evento foi o vereador Floriano Pesaro e contou com a participação das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), Educação, Cultura, Esporte, Assistência e Desenvolvimento Social e da secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Na abertura, houve a apresentação artística da Associação de Ballet de Cegos Fernanda Bianchini e a execução do Hino Nacional Brasileiro foi interpretada através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos alunos surdos do Instituto SELI.

Fazendo uso da palavra, a secretaria municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti afirmou que a educação inclusiva não é fácil, mas já está acontecendo. “Chegaremos a um nível de inclusão que todos os alunos, com e sem deficiência, estudarão juntos nos mesmos ambientes”; disse.

Os ciclos de palestras abordaram temas relacionados às políticas de inclusão na cidade de São Paulo, reflexão e prática da educação especial, equipamentos urbanos, programas de acessibilidade cultural, esporte e lazer.

A SMPED teve participação significativa nos debates. A técnica de Projetos de Inclusão Márcia Regina Marolo de Oliveira coordenou a mesa de diálogos intitulada “Inclusão não é Ilusão: é Solução”. E a coordenadora geral de Projetos de Inclusão (CPI) Liliane Garcez palestrou sobre a realidade de São Paulo, discorrendo sobre uma “São Paulo Sem Limite”; que garanta acessibilidade como forma de se efetivar direitos de todos.