Programas e Projetos
Quem somos
A Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental – DDPEA, planeja, elabora e coordena atividades e projetos socioambientais articulados às políticas públicas, fomentando e incentivando a criação de redes de participação socioambiental. As atividades realizadas pela divisão visam a formação de multiplicadores para a disseminação de práticas sustentáveis em parques municipais e outros equipamentos e espaços públicos, incentivando a participação de atores formais e não formais no desenvolvimento de ações sobre temáticas socioambientais no Município.
Estas ações são executadas por meio da elaboração de projetos estruturados dentro de cinco programas, clique no logo de cada programa e conheça!
Os programas acima seguem sete princípios norteadores:
• Articular, fomentar e incentivar a formação de redes de ação locais (art. 42, II do Decreto nº 58.625/19);
• Incentivar a autonomia dos participantes formais e não formais (art. 42, V do Decreto nº 58.625/19);
• Formar multiplicadores de projetos socioambientais (art. 42, III do Decreto nº 58.625/19);
• Priorizar estratégias pedagógicas participativas, de sensibilização e do livre percurso de aprendizagem (art. 38, V do Decreto nº 58.625/19);
• Promover a difusão de intercâmbio de informações e experiências vinculadas à educação ambiental (art. 38, XII do Decreto nº 58.625/19);
• Fortalecer e estimular políticas públicas identificadas de demandas comunitárias e institucionais, locais e municipais (art. 42, IV do Decreto nº 58.625/19);
• Atuar em parceria com outras instâncias públicas e privadas nos programas e projetos de educação ambiental (art. 42, VI do Decreto nº 58.625/19);
NOSSA EQUIPE
Diretora
Fernanda Luchiari de Lima - fluchiari@prefeitura.sp.gov.br
Internacionalista, mestra em filosofia e aluna de doutorado no Programa de Saúde Global e Sustentabilidade (FSP/USP). Desde 2017 trabalha com educação ambiental crítica para gestão ambiental e atualmente atua como diretora da Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental na Coordenação de Educação Ambiental (CEA UMAPAZ) da SVMA/PMSP.
Educadores
André Luiz Moura de Alcantara
Sociólogo graduado na FFLCH- USP, em Ciências Sociais, com Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública- USP e em Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica- UNICAMP. Trabalha em SVMA desde 1994, com Educação Ambiental e na Coordenação CEA UMAPAZ desde 2005.
Andréa Focesi Pelliccioni
Analista de Meio Ambiente na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da CEA-UMAPAZ/SVMA. Geógrafa, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Mestre e Doutora em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP com curso de aperfeiçoamento em educação ambiental e doutorado sanduíche realizados na Macquarie University (Austrália). No campo da docência, atuou como professora auxiliar no ensino fundamental, professora universitária em cursos de graduação na área da saúde, bem como professora convidada em cursos de atualização e especialização nas áreas da saúde e meio ambiente. Trabalhou como Analista Ambiental do Ibama no Amazonas. Tem experiência em projetos e publicações nos campos da Educação Ambiental e da Promoção da Saúde.
Alessandro Mendonça Mazzoni
Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo IB/USP, mestre em Ecologia também pelo IB/USP. Atualmente é Analista em Meio Ambiente junto a Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da CEA-UMAPAZ. Atuou de 2010 a 2016 no Departamento de Gestão Descentralizada, na área de fiscalização ambiental. Atua também como professor universitário, desde 2004, ministrando disciplinas nas áreas de ecologia, estatística e evolução. Também atua como consultor autônomo em planejamento e análise de dados nas áreas de meio ambiente e de saúde desde 2006.
Conrado Vivacqua
Educador urbano-ambiental, pesquisador e arquiteto e urbanista graduado pela FAU/USP. É mestre em filosofia pelo IEB/USP e atualmente é doutorando em Paisagem e Ambiente pela FAU/USP. Atua como coordenador de projetos de educação ambiental da DDPEA/CEA-UMAPAZ desde 2019.
Gabriella Sampaio
Bacharela em Arquitetura e Urbanismo. Foi estagiária entre 2019 e 2020, e em maio de 2021 iniciou como Coordenadora de Projetos na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) vinculada a CEA-UMAPAZ.
Hadit Beatriz Atencio Cavali
Gestora Ambiental de formação pela EACH/USP, com formação a nível médio em Magistério e aprendiz na Formação Internacional em Ecopsicologia Aplicada – Ecotuner, pelo Instituto Brasileiro de Ecopsicologia. Integrou-se a equipe da DDPEA/CEA-UMAPAZ a partir de fevereiro de 2021.
Maria Paula Marcondes Flit
Engenheira Agrônoma formada pela FEIS-Unesp e pós-graduada pela ESALQ. Atua como técnica na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da CEA-UMAPAZ. Trabalhou por mais de dez anos com arborização urbana e licenciamento ambiental junto à SVMA na Prefeitura de São Paulo.
Roberta Ferreira de Souza
Arquiteta e Urbanista, concursada pela PMSP, graduada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Trabalha na área de projeto e paisagismo. Experiência de 23 anos na vida pública, já atuou em diversas Secretarias da Prefeitura (SEHAB, SMSU, SIURB) e do Governo do Estado de São Paulo. Desde fevereiro de 2021, desempenha suas funções na DDPEA – CEA/ UMAPAZ.
Romã Meirelles
Bacharela e Licenciada em Geografia, respectivamente, pela FFLCH/USP e pela FE/USP. Foi estagiária entre 2019 e 2020 e, desde Fevereiro de 2021, é Coordenadora de Projetos na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA), vinculada à CEA/UMAPAZ. Além disso, atua como Professora de Geografia em cursinhos populares e já trabalhou também como bolsista PIBID na rede estadual de ensino; com Mediação Educativa em museu; e com Pesquisa em instituto público.
Sandra Maria Diniz Pordeus
Bacharel em direito. Pós-graduação em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e Curso de Extensão em Direito Ambiental– Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo, técnica da DDPEA/CEA-UMAPAZ.
Estagiária
Mirella Tavares da Silva
Bacharelanda em Gestão Ambiental na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH USP) e estagiária na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da CEA-UMAPAZ desde 2019. Atuando também como coordenadora do Grupo de Educação Ambiental Crítica (GEAC) da EACH USP, e ,autonomamente, como técnica em Meio Ambiente, formada pela Escola Técnica Estadual (ETEC) de São Paulo.