Cidadania Socioambiental

cabeçalho
 

O Programa Cidadania Sociombiental se baseia na perspectiva da Educação Ambiental como uma educação política, em um viés de representatividade do poder público e a sociedade civil, fomentando e fortalecendo a participação popular no acompanhamento e controle social das políticas públicas. Por meio de trabalhos com multiplicadores locais, especialmente conselheiros gestores (Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz - CADES Regional e conselhos gestores de parque), bem como trabalhos participativos de planejamento e gestão ambiental pública, esse programa almeja fortalecer o exercício efetivo da cidadania e reúne projetos cujos principais objetivos são:

- Estabelecer e fortalecer redes de contato entre os atores socioambientais locais.

- Fortalecer espaços de participação e controle social das políticas públicas, em especial as de caráter socioambiental.

- Estimular a participação social tanto em canais institucionais quanto não institucionais.

- Apoiar as ações desses espaços e contribuir para a formação socioambiental dos seus constituintes.

*Legenda
Atividades voltadas para os servidores.
Atividades voltadas para público em geral.
Atividades voltadas para os servidores e público em geral.

 

Projeto em andamento: 

Formação Socioambiental para Conselheiras/os dos CADES Regionais

Descrição: Capacitação Contínua dos Conselheiras e Conselheiros, em temas constituintes de suas atribuições e com a EA, como forma de qualificar a participação social, estimular e fortalecer a participação na formulação e acompanhamento das políticas públicas.

 

Projetos concluídos:

  Protagonismo de Conselhos Gestores na elaboração de instrumentos de gestão de parques

Descrição: Esses projetos têm como objetivo, sensibilizar os frequentadores dos parques  e, por vezes, a população interessada de modo geral, para que desenvolvam um olhar, um diagnóstico crítico das potencialidades e dos serviços socioambientais dos parques, intra e extra muros. Desse modo, a população poderá exercitar a cidadania frente à construção e cogestão desses espaços. Parques implantados :

Parques Parque Jardim Felicidade
Parque Jacintho Alberto
Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima
Parque dos Eucaliptos
Parque Lajeado 
Parque Linear São José
Parque Guarapiranga
Parque Trianon
Parque Mário Covas
Parque Chuvisco

Formação de Jovens Monitores Socioambientais Lei Nº                               13.724/2004

Descrição: Esse projeto visa potencializar a participação social na formação de cursos para jovens moradores de APAs para um maior sentido de pertencimento e monitoramento de temáticas socioambientais com foco na geração de renda e engajamento cidadão desse público.