Verdes Memórias

cabeçalho
 

Unindo as experiências da educação ambiental e da educação patrimonial, este programa busca inventariar, valorizar e registrar de forma participativa e abrangente parte da memória socioambiental da Cidade de São Paulo, buscando nos instrumentos e conhecimentos do campo de preservação do patrimônio cultural as bases para o desenvolvimento de projetos de memórias voltados para iniciativas marcantes para o socioambientalismo paulistano, como Centros de Educação Ambiental, Salas Verdes, Associações ecológicas, mobilizações coletivas em torno de um parque, entre outras contribuições.

 *Legenda

 Atividades voltadas para os servidores e público em geral.

 

Projeto em andamento: 

 Projeto Parque Aristocrata

Descrição: O local onde hoje conhecemos como Parque Linear Aristocrata foi constituído, na década de 1960, como um clube de campo do Aristocrata Clube, símbolo de resistência ao racismo existente em São Paulo.
O projeto em desenvolvimento consiste em promover e valorizar, por meio da educação ambiental, o resgate e o desvelamento da história do lugar e a conservação ambiental aliada ao fomento da sociabilidade.


 Inventário da Memória dos Centros de Educação Ambiental

Descrição: O projeto permite investigações sobre aspectos da história da Educação Ambiental a partir dos primeiros Centros de Educação Ambiental públicos da cidade. 
Com uma série de entrevistas com antigos educadores ambientais do CEA Parque do Carmo e CEA Previdência, foram sendo registrados e arquivados alguns conjuntos de atividades e ações, como:

- Relato de testemunho dos CEAs, disponível na Biblioteca Sapucaia da CEA UMAPAZ  para o acesso público de pesquisadores e demais interessados nos temas socioambientais

- Digitalização de trilhas disponível no Acervo da CEA UMAPAZ;

- Instalação de placas em colaboração com o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) através do Programa "Inventário da Memória Paulistana“.

O programa é visto como um instrumento que pretende salvaguardar histórias representativas da cidade de São Paulo, através de levantamentos divulgados no GeoSampa, e por meio de placas azuis afixadas em locais marcados por essas histórias e memórias.

 Projeto Cratera de Colônia

Descrição: Por meio de uma rede de atores sociais múltiplos, do poder público e sociedade civil, o Projeto Cratera de Colônia consiste em elaborar um “kit pedagógico” em que possam ser apresentadas informações a respeito do território da Cratera de Colônia, sua geobiodiversidade e conservação.

O planejamento e elaboração participativa deste material também é pedagogizado à medida que o GT de Multiplicadores Locais, coordenado e composto em sua maioria por educadores dessa divisão, se debruça na disseminação de materiais educomunicativos que visam o fortalecimento do pertencimento da comunidade em relação ao patrimônio cultural e ambiental da Cratera de Colônia.