SG promove terceiro congresso de estágios da Prefeitura de São Paulo

Evento incentiva a participação de estagiários no desenvolvimento das políticas públicas da Administração Municipal

Um dos grupos de estagiários apresentando seu projeto | Foto: ASCOM

 

Valorizar as boas práticas e incentivar os estagiários a colocarem em desenvolvimento os conhecimentos adquiridos na academia e no dia a dia da Prefeitura de São Paulo é fundamental para uma administração pública cada vez melhor. Os estagiários chegam com um olhar especial que pode trazer grandes benefícios e mudanças significativas para o ambiente de trabalho, tanto de processos internos quanto de políticas públicas. Para promover a disseminação desses conhecimentos e projetos dos estagiários, nesta quarta-feira, 30, a Secretaria de Gestão em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE promoveu o III Congresso de Estágios da PMSP.

“Precisamos pensar em como estamos trabalhando, em como podemos melhorar, em como podemos ser mais eficientes. É aí que entram os estagiários, compartilhando seus aprendizados. Todos ganham com um evento como esse”, afirmou Waldir Agnello, chefe de gabinete da Secretaria de Gestão, reforçando a importância do evento para a melhoria dos processos internos e para a entrega de serviços cada vez melhores para o cidadão.

Representando o Centro de Integração Empresa-Escola, Alexandre Correa, consultor de atendimento do CIEE, parabenizou os estagiários pela dedicação e empenho no desenvolvimento dos projetos e destacou a parceria de mais de 10 anos com a Prefeitura de São Paulo.

Antes da apresentação dos trabalhos, os estagiários, supervisores e coordenadores de estágio e demais servidores presentes acompanharam uma palestra sobre Políticas Públicas e Desigualdades, ministrada por Renata Bichir, professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP). A conversa foi repleta de provocações aos jovens estagiários. A professora considera que são as pequenas ações que fazem a diferença. “Uma cidade do tamanho de São Paulo tem infinitas demandas. Não é possível dar conta de tudo. As políticas públicas são feitas por meio de pequenas decisões”, explica Renata.

Apresentação dos projetos
Dos 52 projetos entregues, 20 foram selecionados para concorrer à etapa final da 10ª Edição do Prêmio “As Melhores Práticas de Estágio na PMSP” - sendo 10 trabalhos na modalidade individual e 10 na modalidade grupo - e apresentados a uma Banca Avaliadora, composta por representantes da Prefeitura e de instituições de ensino indicados pelo CIEE.

Os trabalhos estão concorrendo ao 1º, 2º e 3º lugares nas modalidades Individual e em Grupo. O prêmio varia de R$ 900,00 a R$ 2.400,00. Este ano, o tema é Cidade Inteligente: Inclusão, Inovação, Mobilidade, Pluralidade, Sustentabilidade, Eficiência, Gestão e Interatividade; dividido nas categorias I: Inovação em processos internos; e II: Inovação em serviços e políticas públicas.

A cerimônia de premiação acontecerá na próxima quinta-feira, 7 de novembro de 2019, no Espaço Sociocultural CIEE. As inscrições para o evento serão abertas em breve.