Em fase final a requalificação urbana da Praça Roosevelt e da Rua do Gasômetro

Duas importantes obras de requalificação urbana na área central da cidade, e que recebem parte dos recursos provenientes do BID, foram percorridas pelo secretário e técnicos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, já que estão próximas de serem entregues à população.

A primeira delas, com previsão de conclusão no final de setembro, é a Praça Roosevelt, junto à paróquia da Consolação, totalmente remodelada e que tem todas as possibilidades de funcionar como impulso na melhoria e valorização de seu entorno, inclusive no mercado imobiliário. Já se notam, nas imediações da praça, obras e lançamentos de vários edifícios residenciais.

As obras na Roosevelt começaram em setembro de 2010 e abrangem uma área de 25 mil m², incluindo as instalações para a Guarda Civil Metropolitana, dois subsolos para garagens (450 vagas) e uma edificação que vai abrigar um Batalhão da Polícia Militar. Os gastos para sua execução chegaram a R$ 55 milhões.

Para uso dos moradores vizinhos e visitantes, haverá canteiros em concreto, bancos de madeira, cerca de 220 árvores de espécies nativas brasileira, dentro de um amplo projeto de paisagismo e arborização. A praça comportará ainda uma área para crianças brincarem, outra para passeios de cachorros e dois quiosques para floriculturas.

A reforma da Praça Roosevelt incluíu a construção de várias escadas e rampas que atendem às normas de acessibilidade a portadores de necessidades especiais. A iluminação também foi reforçada e modernizada.

As novas instalações para o Batalhão da PM, cujas obras só devem terminar em dezembro, ocuparão um espaço criado sobre a ligação Leste-Oeste, junto à rua Augusta, e que antes era um vazio inútil.

 

Gasômetro

Na rua do Gasômetro e seu entorno, no Brás, onde se concentra um comércio de produtos de madeiras e ferragens, a Prefeitura desenvolve um trabalho de requalificação urbana com previsão de término para o final de 2012.

As obras, iniciadas em junho de 2011, incluem alargamento das calçadas, enterramento das fiações elétrica e telefônica, ampliação do sistema de drenagem, recapeamento e melhorias no paisagismo com ampliação do canteiro central, plantio de árvores e instalação de nova iluminação. Os custos desses trabalhos chegam a R$ 15 milhões.