Obras da Fábrica do Samba são visitadas por Sempla

Nesta segunda-feira (6), o secretário e representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) e outras pastas visitaram as obras da construção da Fábrica do Samba, na Avenida Dr. Abraão Ribeiro, esquina com a Marginal Tietê. O terreno localizado próximo ao Sambódromo do Anhembi abrigará 14 galpões para as escolas de samba do Grupo Especial, além de um centro de triagem para o reaproveitamento de materiais.

O espaço terá cerca de 63 mil m² de área construída, o que garante o aproveitamento máximo do terreno disponível. Em cada galpão funcionará a oficina de uma escola do Grupo Especial, na qual serão produzidas fantasias, alegorias, dispositivos mecânicos, hidráulicos ou de robótica e carros alegóricos. Os galpões, todos o mesmo tamanho e formato, contarão com serralheria, marcenaria, ateliês de pintura, modelagem e costura.

A Fábrica do Samba também terá uma praça central que, além do edifício administrativo, sediará o Museu do Samba e um estacionamento. O investimento total será de R$ 124 milhões e as obras devem durar dezoito meses. O complexo foi desenvolvido considerando o menor impacto ambiental, com o aproveitamento de água de reuso, ventilação e iluminação naturais.

Estima-se que o novo local atraia turistas de diversas partes do mundo, interessados em conhecer os bastidores do espetáculo apresentado pelas escolas de samba no Carnaval.