Sétima reunião do Conselho da Agenda aborda ações de Sempla

As principais ações da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, apresentadas pelo secretário da Pasta, foi o tema escolhido para a Sétima Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Programa de Metas da Cidade de São Paulo (Agenda 2012), promovida, na última sexta-feira (29). A iniciativa também contou com a presença dos secretários de Habitação e de Participação e Parceria.

 

Na abertura da reunião, o secretário apresentou um vídeo contendo informações referentes à cidade de São Paulo, como área, população equipamentos culturais, além de dados de habitação, de saúde, de esporte e lazer, e demais números que remetem à grandiosidade da Capital Paulista.

 

Além disso, o secretário destacou os principais assuntos e avanços do Programa de Metas, apresentados na quinta-feira (28), durante o Balanço da Agenda 2012. “É importante destacar que 84 das 223 metas já foram concluídas, e 138 estão em andamento, sendo que 64 delas já beneficiam a população”, afirma.

 

Em seguida, os conselheiros puderam conhecer as principais atribuições de Sempla, entre elas, os Instrumentos de Planejamento (Plano Diretor Estratégico, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual e Programa de Metas); saber como é feita a distribuição do Orçamento Municipal; além de acompanhar dados sobre as Fontes de Recursos. O secretário também traçou um painel sobre o Eixo da Gestão, passando pelo Quadro Geral de Servidores e um perfil abrangendo dados estatísticos dos funcionários da Prefeitura, como gênero, grau de escolaridade, faixa etária e unidades em que estão alocados.

 

O Novo Portal, os demais instrumentos de transparência (Guia de Serviços, BOA, Simproc, Diário Oficial da Cidade, E-negocios e o Zelando pela Cidade) e as Praças de Atendimento também foram destacados pelo secretário de Sempla. “Esses serviços têm o objetivo de oferecer à população informações de qualidade, claras e objetivas, que demonstram a eficiência dos trabalhos realizados pela Administração Pública”, explica.

Para os conselheiros, a escolha do tema da apresentação foi uma iniciativa acertada e esclarecedora. “Fiquei impressionada com as demandas pertinentes à Sempla. De fato, fico lisonjeada em fazer parte deste Conselho e contribuir com sugestões para importantes serviços que beneficiam a população de São Paulo, afirma Fátima Marinera, conselheira da zona Leste.

                      

O Conselho Consultivo é formado por 17 membros, dos quais 5 eleitos pelas regiões da cidade, 1 representante da Câmara Municipal, 3 integrantes de entidades da sociedade civil, 3 secretários membros natos e 5 de livre escolha da Prefeito Municipal.

O órgão tem como atribuições acompanhar o andamento das 223 metas da Agenda e apresentar sugestões e comentários a respeito delas e de outras ações da Administração Municipal. A próxima reunião está prevista para o dia 28 de setembro.