Conselheiros da Agenda 2012 visitam obras de reurbanização do Complexo Cantinho do Céu

Para dar continuidade ao acompanhamento do Programa de Metas da Cidade de São Paulo (Agenda 2012), a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão promoveu, na manhã desta terça-feira (19), uma visita do Conselho Consultivo ao Complexo Cantinho do Céu, na zona Sul da capital.
 

Localizado às margens da represa Billings, na região da Capela do Socorro, o Complexo envolve os bairros Parque Residencial dos Lagos, Cantinho do Céu e Jardim Gaivotas que, desde 2008, passam por operações de urbanização e revitalização, realizadas pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), com a remoção de famílias e intervenções para melhorar infraestrutura do local.
 

As obras englobam as metas 51 (Implantar 50 novos parques urbanos, naturais e lineares), 54 (Atender 60 mil famílias moradoras de favelas e loteamentos irregulares em áreas de mananciais) e 55 (Fiscalizar 45 áreas de interesse ambiental nas bacias Guarapiranga, Billings e na Cantareira e monitorá-las, por meio de imagens, na Operação Defesa das Águas).
 

O projeto de urbanização dessa área também faz parte do Programa de Mananciais da Prefeitura de São Paulo, em uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e a Sabesp, que tem como objetivo a conservação do saneamento ambiental das represas Guarapiranga e Billings por meio do controle da ocupação desordenada em áreas de preservação.
 

Em abril de 2012, as intervenções no Cantinho do Céu foram concluídas com a entrega do sistema viário completo e cerca de 85% do sistema de saneamento implantado. Dessa forma, as 10.889 famílias moradoras da região contam agora com rede de esgoto, pavimentação nas vias, contenção de encostas, vielas e um endereço oficial podendo, enfim, viver com dignidade.
 

O parque linear possui 1,5 km de área construída e abriga quadras de vôlei, futebol (de areia e com grama sintética), academia ao ar livre, três deques, pista de skate, playground e estacionamento. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), responsável pela implantação dos parques da Cidade, realizou um trabalho de conscientização da população para a importância da manutenção dos equipamentos e da proteção do meio ambiente. Isso é garantido também pela presença constante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que fiscaliza a área nas ações da Operação Defesa das Águas, que atua nos mananciais Guarapiranga e Billings e seu entorno, e em outras regiões, como as nascentes da Cantareira.
 

A conselheira da zona Oeste, Cleide Coutinho comoveu-se com a conscientização da população. “Fiquei muito impressionada com a qualidade dos equipamentos e a participação dos moradores. Não tem baderna, as pessoas aproveitam bem os espaços e utilizam as lixeiras. Isso é ótimo”, comemora.
 


O Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo do Programa de Metas é formado por 17 membros, dos quais cinco eleitos pelas regiões da cidade, um representante da Câmara Municipal, três integrantes de entidades da sociedade civil, três secretários membros natos e cinco de livre escolha do Prefeito. O órgão tem como atribuições acompanhar o andamento das 223 metas da Agenda e apresentar sugestões e comentários a respeito delas e de outras ações da Administração Municipal.