Equipamentos sociais da zona Norte recebem visita de técnicos de Sempla

Com o objetivo de realizar o acompanhamento físico-orçamentário das ações da cidade de São Paulo, técnicos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) acompanharam, na manhã desta segunda-feira (04), o secretário da Pasta durante um roteiro de visitas por dois equipamentos sociais da zona Norte.

 O primeiro local visitado foi o Clube Escola Jd. São Paulo, localizado à rua Viri, 425, Jd. São Paulo, que passou por revisão geral das instalações elétricas; reforma dos sanitários, dos vestiários e da sala de ginástica; e por pintura e substituição da cobertura do prédio administrativo e da quadra de bocha interna.

Outras ações de melhoria no equipamento foram as reformas geral dos vestiários, na sala de musculação e na antiga casa de máquinas para sala de ginástica olímpica; manutenção de drenagem do campo de futebol; cobertura do prédio principal e do prédio 2; pintura externa e interna; além da manutenção do jardim.

Completam as instalações do Clube Escola, uma cancha de bocha, uma piscina semi-olímpica, uma pista de caminhada, duas quadras poliesportivas e uma quadra de tênis. E, para incentivar o hábito de atividade física nos frequentadores, o equipamento conta com salas de ginástica, de musculação e um espaço multiuso.

Já aqueles que preferem uma forma de lazer mais tranquila, podem navegar pela internet nos computadores do Telecentro, que funciona no Centro Escola de segunda à sexta das 09h às 20h e aos sábados e domingos das 09h às 16h; ou assistirem a uma apresentação circense na tenda do equipamento.

Uma frequentadora assídua do Clube Escola Jd. São Paulo é aposentada Appollonia da Silva Souza, 86, que desde a inauguração do equipamento em 08 de abril de 1970 comparece por lá para realizar alguma atividade. “Eu adoro este lugar, pois aqui posso fazer amigos, exercícios físicos e participar do coral. Sem contar, que sempre sou bem tratada por todos os funcionários daqui”, afirma.

 Centro de Controle de Zoonoses

O roteiro prosseguiu até o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, que tem como objetivos orientar e informar munícipes, estabelecimentos e instituições sobre assuntos pertinentes à vigilância em Saúde na cidade de São Paulo, por meio de telefone e ou da internet.

O CCZ conscientiza a população sobre a importância de doenças sexualmente transmissíveis e outros agravos, como dengue, febre amarela, hepatite, sarampo e tuberculose.

Para isto, o centro conta com o Laboratório de Zoonoses, inaugurado em 1974 e o único da rede municipal que contribui com as ações das vigilâncias epidemiológica e ambiental e controle das principais zoonoses urbanas.

O laboratório conta com uma equipe multiprofissional que, além das atividades rotineiras inerentes ao diagnóstico, também desenvolve, em parceria com universidades, projetos de pesquisa aplicada em zoonoses, prestando serviços diretamente ao munícipe, às instituições públicas e privadas de saúde (laboratorial e clínica veterinária) hospitais, unidades de saúde, etc).

 Já pensando na saúde e no bem-estar animal, O CCZ disponibiliza ainda um espaço para abrigar cerca de 400 animais, entre cães, gatos cavalos e demais espécies de grande porte à espera de adoção. Passam pelo local diversos filhotes, adultos, idosos e alguns portadores de deficiências físicas, mas que podem conviver normalmente num lar.

As pessoas interessadas em adotar um animal podem comparecer à sede do CCZ, à rua Santa Eulália, 86, Santana de segunda à sexta das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 15h, exceto feriados, munidos de CPF, RG e comprovante de residência e pagar (no local) a taxa municipal referente à adoção é de R$ 16,20.