Servidores da Prefeitura participam de Palestra de Educação Financeira

Com o objetivo de auxiliar os servidores públicos municipais na reeducação financeira por meio de dicas sobre finanças pessoais, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, ministrou na última terça-feira (30), a Palestra de Educação Financeira, em parceria com o Projeto na “Ponta do Lápis”.

Durante o evento, os servidores municipais conheceram conceitos de movimentação financeira, de como estabelecer ordens de prioridades para alcançar metas futuras, de planejamento e equilíbrio financeiro e de melhores meios de aplicação (fundos de investimento, poupança, ações, previdência privada).

Além disso, os participantes aprenderam que uma simples planilha de despesas, que pode ser dividida em fixas (aluguel, mensalidade escolar), variáveis (contas de água, luz ou telefone) e opcionais (atividades de lazer, presentes, vestuários) pode contribuir no controle orçamentário familiar. “Uma pequena economia de forma contínua e planejada, pode render um grande saldo a longo prazo”, explicou o palestrante David Garcia Penof.

Em relação à necessidade do consumo, Penof explicou que sempre que uma pessoa for comprar algo, é aconselhável que se faça uma simples pergunta: “Eu realmente preciso deste objeto, ou estou comprando apenas por impulso?”. Com isso, pode-se evitar gastos desnecessários e, ao mesmo tempo, aplicar o dinheiro em itens mais urgentes.

De acordo com maioria dos participantes, o tema da palestra foi interessante e pertinente para as ações do dia–a-dia e de projetos futuros. “Essas dicas financeiras que aprendi aqui serão importantes para saber qual é a melhor forma de investir e administrar o meu dinheiro, pois pretendo casar no próximo ano”, explica Yara Cristina da Silva, servidora da Secretaria Municipal de Saúde.

Já Paulo Roberto Miranda, servidor da Secretaria Municipal de Educação, afirma que iniciativas como essas são importantes para se adquirir consciência financeira e contribui para a atividade profissional. “Sempre que posso participo das palestras e cursos da Prefeitura, pois assim posso absorver novos conhecimentos que podem ser repassados para os meus companheiros de trabalho”, afirma.

A Palestra de Educação Financeira foi realizada no auditório da Escola de Formação do Servidor Púbico Municipal, à avenida Zaki Narchi, 536 – Carandiru, zona Norte. Estão previstas ainda para este ano mais 10 palestras de educação financeira, a serem oportunamente divulgadas.