Sempla acompanha atendimento em complexa unidade de saúde

Nesta segunda-feira (28/05), uma equipe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e o secretário da pasta acompanharam a rotina de atendimento à população na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Humberto Pascalli, no bairro de Santa Cecília, área central da cidade. O dia escolhido foi uma segunda-feira (28/05), normalmente o dia da semana em que é maior o afluxo de pessoas.

 

A média diária é de 3.500 pessoas que vão a essa unidade de referência em saúde da cidade. É o maior índice de toda a rede da Secretaria Municipal de Saúde, numa região em que o total de pessoas habilitadas chega a 130 mil.

 

No mesmo local funcionam outros quatro equipamentos de saúde:

 

A AMA Especialidades Humberto Pascalli foi inaugurada em agosto de 2008 e é unidade de referência na região Centro-oeste da cidade, e uma das mais completas da rede de 16 existentes no Município. Funciona 12 horas por dia, de segunda-feira a sábado, e consultas com médicos de sete especialidades: ortopedia, cardiologia, reumatologia, endocrinologia, urologia, neurologia e vascular.

 

A Unidade de Referência do Idoso (URSI) Sé, que disponibiliza consultas com gerontologistas, neurologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e nutricionistas, além de atividades físicas e de socialização.

 

Além disso, há uma série de ações assistenciais de maior complexidade, para demência, depressão, Mal de Parkinson, entre outras enfermidades, e problemas específicos da idade, como perdas sensoriais, instabilidade motora e quedas. Ali também se desenvolvem esforços para promover a socialização, integração do idoso na comunidade e pesquisas específicas na área do envelhecimento.

 

Também no mesmo endereço – rua Vitorino Carmilo, 599 – funciona o Núcleo de Integração de Reabilitação, que atua na prevenção de deficiências, orientação familiar, acompanhamento e reabilitação, incluindo o fornecimento de órteses e meios auxiliares de locomoção. Outra unidade é o Núcleo Integrado de Reabilitação e Saúde Auditiva (NISA), onde profissionais capacitados oferecem assistência integral em diversos níveis de complexidade. Contemplam desde ações primárias de prevenção, promoção e inclusão na comunidade até a organização do acesso a procedimentos e materiais especializados, como órteses, próteses e aparelhos auxiliares.